Proaeci se reúne com estudantes para discutir Auxílio Unificado da Assistência Estudantil

12/08/2022 - 09:50  •  Atualizado 15/08/2022 16:26

A equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) se reúne nesta segunda-feira, 15, com representantes das entidades estudantis da Ufes para apresentar a proposta final do novo formato do Auxílio Unificado da Assistência Estudantil. A reunião será realizada às 9 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no prédio IC-2, e reunirá representantes dos centros acadêmicos (CAs), diretórios acadêmicos (DAs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Esta será a segunda reunião com as representações estudantis para tratar do tema, sendo que a primeira ocorreu no mês de junho, de modo virtual, e contou com a apresentação do modelo conceitual e teórico e dos marcadores sociais para o novo formato de auxílio. A base das discussões foi o formato aprovado previamente pelo Fórum de Assistência Estudantil em reuniões anteriores.

O modelo final do auxílio foi aprovado no último dia 3 pelo Fórum de Assistência Estudantil, após várias reuniões ocorridas desde o mês de abril. A Proaeci destaca que o Fórum de Assistência Estudantil da Ufes é um espaço coletivo, paritário, permanente, consultivo e propositivo, com finalidade de assessorar a política de assistência estudantil da Ufes.

De acordo com o professor Gustavo Forde, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, o Fórum iniciou as discussões a partir de Relatório Técnico elaborado por dois Grupos de Trabalho (GTs), constituídos no âmbito da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), em outubro de 2021, pela Proaeci. Os GTs foram compostos por assistentes sociais da pró-reitoria com o objetivo de avaliar os auxílios estudantis e o modelo de ranqueamento, na perspectiva de aprimorar a política social de permanência estudantil da Ufes.

“Após amplo estudo comparativo dos formatos de assistência estudantil nas demais universidades federais brasileiras, por meio de um censo, os GTs propuseram um novo modelo de auxílios como solução para reduzir distorções previamente identificadas no modelo atual”, destacou o pró-reitor, que coordenará a reunião desta segunda-feira.

Na ocasião, segundo ele, serão debatidas questões relacionadas à nova concepção do modelo a ser implantado, em especial às melhorias projetadas para os estudantes assistidos e para a gestão dos auxílios, bem como os impactos positivos esperados, além das propostas de novas faixas de auxílio e do plano de transição para estudantes atualmente cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes).

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes