Processo Seletivo de Vagas Surgidas abre inscrições nesta segunda, 13, para 1.138 vagas

10/06/2022 - 19:02  •  Atualizado 14/06/2022 11:01

A partir de segunda-feira, 13, estarão abertas as inscrições para os interessados no Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS 2022/2) da Ufes. Ao todo, serão ofertadas 1.138 oportunidades em cursos presenciais, distribuídas entre os campi de Alegre (336); São Mateus (689) e os localizados em Vitória (113 vagas). Os interessados deverão ter realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2009 a 2021, devendo enviar pelo endereço https://candidato.ufes.br o Boletim de Desempenho Individual referente à edição do Enem que irão utilizar, entre outros documentos. As inscrições vão até 20 de junho.

O preenchimento das vagas se dará de acordo com a seguinte ordem de prioridade: Remoção e Reopção em área afim; Reopção em área não afim; Transferência Facultativa; e Novo Curso Superior. Em caso de empate, será classificado o candidato com mais idade.

Os estudantes da Ufes que desejarem mudar de turno (diurno e noturno) ou de campus, no mesmo curso, poderão solicitar a Remoção; os que quiserem mudar de habilitação (licenciatura/bacharelado) ou de curso podem solicitar a Reopção.

Estudantes de outras instituições de ensino superior que queiram concluir na Ufes o mesmo curso de graduação ou outro curso da mesma área de afinidade deverão se candidatar na modalidade Transferência Facultativa. Já Novo Curso Superior é a modalidade ofertada aos que já tenham concluído algum curso de graduação e desejam ingressar na Ufes em outro curso de nível superior.

Requisitos específicos

Os candidatos deverão observar, conforme cada situação, a tabela de afinidades de cursos, anexada no edital, e os requisitos mínimos e máximos de carga horária.

Aqueles que optarem pela Remoção ou Reopção para os cursos Ciências Econômicas e Engenharia de Produção – Vespertino, ambos no campus de Goiabeiras, deverão observar ainda o cumprimento de disciplinas especificadas no edital ou suas equivalentes.

Os interessados no curso Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação deverão ter uma das seguintes formações: licenciatura em Libras; graduação somada à especialização em Libras; comprovação de experiência como tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (TILS); certificação do Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Prolibras) ou curso técnico profissionalizante de Tradução/Interpretação em Libras.

Outros requisitos e demais informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no endereço https://ps.ufes.br/conteudo/psvs-20222.

Texto: Nábila Corrêa