Produções periféricas subvertem regras do cinema em mostra no Cine Metrópolis 

01/09/2022 - 16:45  •  Atualizado 06/09/2022 11:10
Compartilhe

A já tradicional Mostra Cinema de Bordas chega à sua quinta edição nesta segunda-feira, 5, com a exibição de dois filmes no Cine Metrópolis. A partir das 19 horas, o público pode assistir ao curta A Lenda do Folha Seca (foto), de Milton Santos Jr., e ao longa-metragem O Monstro Legume do Espaço, de Petter Baiestorf. Com entrada gratuita, a sessão dupla é o aquecimento do 29º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de setembro.

Desde sua primeira edição, a Mostra tenta ampliar a visibilidade de diretores autodidatas que realizam produções periféricas e de baixo orçamento. Daí o conceito "cinema de bordas", criado pela escritora e pesquisadora Bernadette Lyra, curadora da mostra ao lado da jornalista e escritora Lívia Corbellari. 

Segundo a curadoria, os filmes do gênero podem ser vistos como resistência à indústria cinematográfica hegemônica, caracterizada pela influência do modelo hollywoodiano. 

"As produções dessa variante quase sempre são feitas com orçamentos que beiram o zero e adotam o estatuto do improviso e da precariedade, além de serem adeptas de uma estética mais ou menos 'tosca', 'impura', 'mista' ou 'trash', que reutiliza – com bom humor e sem constrangimento – aspectos ligados aos gêneros canônicos: horror, ficção científica, faroeste, policial, musical, entre outros", afirma a curadoria da mostra.

Ainda de acordo com as curadoras, A Lenda do Folha Seca O Monstro Legume do Espaço, pela ousadia e pelo atrevimento com que foram realizados, são filmes "capazes de quebrar todas as regras que escravizam e dão tom bem-comportado ao cinema em nosso país".

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Rede Gazeta e apoio institucional do Cine Metrópolis, do Canal Like e de Carla Buaiz Joias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Mais informações estão disponíveis no site do 29º Festival de Cinema de Vitória.


Confira as sinopses dos filmes:

A Lenda do Folha Seca, de Milton Santos Jr. (FIC, 13′, SP, 2019)
Sinopse: um passeio turístico marcado pelo horror e uma terrível vingança macabra.

O Monstro Legume do Espaço, de Petter Baiestorf (FIC, 77′, SC, 1995)
Sinopse: um alienígena filósofo, constituído de tecido vegetal, é aprisionado por dois cientistas brasileiros em seu moderno laboratório clandestino. Depois de uma sangrenta luta por sua liberdade, o alienígena passa a ser perseguido pelos moradores preconceituosos de uma pequena vila, em viscerais duelos de escatologia intelectual.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes