Proex lança livro sobre os 65 anos de extensão universitária na Ufes

23/12/2019 - 16:28  •  Atualizado 27/12/2019 16:42

A Pró-Reitoria de Extensão lançou o livro 65 Anos de Extensão Universitária na Ufes: uma trajetória de desafios e conquistas, que apresenta a história da extensão universitária na Universidade em seus 65 anos de existência, afirmando o seu compromisso ético-político com a transformação da sociedade brasileira em direção à justiça social, à solidariedade e à democracia.

A publicação é resultado do projeto de extensão Do Projeto Bandeiras à Proex - História e Memória da Extensão na Ufes (1969 - 2018), coordenado pela professora do Departamento de História Patrícia Merlo, com a co-coordenação das servidoras da Proex Cíntia Costa e Claudia Rangel.

O projeto, que visa resgatar a memória da extensão da Ufes, está disponível ao público, inicialmente, em formato publicação eletrônico. Futuramente, será produzida uma versão impressa. Segundo a pró-reitora Tânia Delboni, o projeto não pretende se esgotar com esta publicação.

“A memória da extensão da Ufes é construída no dia a dia por coordenadores de projetos, alunos da universidade e a comunidade capixaba. A extensão, nesta Universidade, tem sido assumida como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual é promovida uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. E está implicada à prática acadêmica, desenvolvida de forma indissociável com o Ensino e a Pesquisa, com vistas à promoção e à garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social”, afirma.

Para a professora Patrícia Merlo, a trajetória da extensão universitária na Ufes foi marcada por desafios e contribuições diversas à sociedade. “Ainda há muito o que caminhar, mas é preciso conhecer e rememorar as etapas vencidas. O livro não retrata, dada a impossibilidade de fazê-lo, a integralidade dos inúmeros projetos e programas desenvolvidos ao longo de décadas pela Extensão e, como todo recorte, revela uma imagem parcial, mas nem por isso menos importante, das ações promovidas dentro dos contextos que se inseriram, tanto nacionais quanto locais. Assim, esperamos que esse material torne ainda mais visível que o maior papel da universidade é o compromisso com a transformação social”, destaca.

A professora ressalta ainda que a pesquisa foi realizada de forma voluntária, com a participação de estudantes do curso de História que atuaram para além da pesquisa: "A diagramação foi feita pelo estudante Lucas Onorato e, para a revisão, contamos com o apoio da doutoranda Lívia Scheiner", pontua.

O livro está disponível no site www.proex.ufes.br, na aba Publicações da Proex.