Professor da Ufes lança guias sobre a aplicação de geotecnologias e alcança marca de 40 publicações gratuitas na carreira

20/12/2024 - 11:32  •  Atualizado 20/12/2024 12:27
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Capa do livro Processamento de imagens aéreas com WebODM: passo a passo

Oferecer um guia prático para profissionais e estudantes sobre as potencialidades de equipamentos de captura e processamento de imagens aéreas: essa é a proposta dos e-books Planejamento de voo com o Drone Harmony: passo a passo e Processamento de imagens aéreas com WebODM: passo a passo, lançados este mês pelo professor do Departamento de Engenharia Rural da Ufes, Alexandre dos Santos.

Os e-books são gratuitos e estão disponíveis para download nestes links: Planejamento de Voo com o Drone Harmony; Processamento de Imagens Aéreas com WebODM.

As obras foram produzidas e publicadas em parceria pelo Laboratório de Geotecnologia (LabGagen) do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Ufes, pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - Alegre) e pelo portal Mundo da Geomática, referência na área de geotecnologias.

Em Planejamento de voo com o Drone Harmony: passo a passo a intenção é simplificar o processo de planejamento de voos automatizados, abordando desde os primeiros passos na plataforma até a configuração de missões específicas. Já Processamento de imagens aéreas com WebODM: passo a passo tem a proposta de guiar o leitor por todas as etapas necessárias para o processamento de imagens aéreas utilizando uma plataforma de código aberto, que tem ganhado notoriedade por sua acessibilidade e eficiência.

Marco na carreira

Foto do professor Alexandre dos Santos

Além de sua contribuição para o ensino, os livros são a 39ª e 40ª obras gratuitas produzidas pelo professor Alexandre dos Santos, que também atua nos programas de pós-graduação em Ciências Florestais da Ufes e da Universidade Federal de Viçosa. Toda sua produção científica aborda temas relacionados às áreas de meio ambiente e geotecnologias.

“Acredito na democratização do conhecimento. O acesso a informações científicas de qualidade é essencial para o avanço do desenvolvimento tecnológico e ambiental, além de promover o aprendizado contínuo”, afirma o professor.

Ele também atribui a conquista à parceria com sua equipe, com o Ifes e com o portal: “A multidisciplinaridade e a integração harmônica de uma equipe correspondem ao sucesso de um trabalho em conjunto. Essas colaborações são fundamentais para o sucesso dos projetos e para a disseminação do conhecimento científico".

Categorias relacionadas