O Programa de Pós-Graduação em Política Social da Ufes (PPGPS) recebe, até 17 de agosto, a visita do professor grego Vasilios Iaokimidis, que no dia 9 ministrará a palestra Política Social na Grécia. O evento é aberto ao público e será realizado às 14 horas, no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.
A palestra é uma atividade que vai anteceder o Encontro Nacional e Internacional de Política Social, evento anual organizado pelo PPGPS que integra o Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt-Ufes) e vai acontecer de 27 a 29 de agosto.
O professor Iaokimidis refletirá sobre a política social na Grécia após a crise sistêmica iniciada em 2007, com o subprime, e convertida numa crise financeira mundial em 2008. “Debater a realidade grega é fundamental para adensar a perspectiva internacional de nossas e nossos estudantes”, afirma a professora Maria Lúcia Garcia, coordenadora do subtema Questão Social - Desafios contemporâneos em políticas públicas do Capes-PrInt-Ufes.
Ela lembra que a sociedade grega tem vivido uma série de crises complexas, desde a grande crise financeira e social até os desafios constantes colocados pela pandemia de covid-19 e pelas crises energética e alimentar mais recentes. “Essas crises afetaram gravemente os serviços sociais, exacerbando sentimentos de solidão e problemas de saúde mental na população. No entanto, a Grécia também possui uma rica tradição de solidariedade, respostas coletivas às pressões sociais e iniciativas espontâneas de apoio entre pares”, afirmou. Tudo isso estará em debate.
Palestrante
O professor Vasilios Ioakimidis é da Universidade West Attica (Grécia) e afiliado à Universidade de Essex e à Universidade de Joanesburgo. Até 2020, foi o presidente fundador do Centro de Serviço Social e Justiça Social da Universidade de Essex. Antes disso, Ioakimidis foi professor associado na Universidade de Durham. É editor do British Social Work Journal.