Professores da Engenharia da Ufes lançam livro sobre robótica de reabilitação

15/03/2022 - 17:08  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

Os professores da Ufes Arnaldo Leal Júnior, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Anselmo Frizera Neto, do Departamento de Engenharia Elétrica, publicaram o livro Optical Fiber Sensor for The Next Generation of Rehabilitation Robotics (Sensor de Fibra Óptica para a Próxima Geração de Robótica de Reabilitação). A obra, em inglês, foi publicada pela editora holandesa Elsevier.

A publicação, que compila estudos na área de sensores de fibra óptica e robótica de reabilitação produzidos a partir de pesquisas no Laboratório de Telecomunicações (Labtel-Ufes), traz soluções tecnológicas para aplicações no campo da reabilitação. O livro também aborda aspectos teóricos no campo da fibra óptica, que podem ser usados para diversas aplicações, incluindo o desenvolvimento de ambientes inteligentes com sensores, por exemplo.

“Hoje em dia, a utilização de sensores em fibra óptica é cada vez mais comum e também muito utilizada nos desenvolvimentos realizados no Labtel. A grande vantagem desses sensores é a sua capacidade de multiplexação, ou seja, a transmissão simultânea de sinais de diversos elementos sensores. Além disso, a fibra possui pequenas dimensões similares a uma linha de costura, o que possibilita que ela seja embutida em tecidos ou outras estruturas flexíveis”, argumenta Leal Júnior. O professor cita como exemplo o desenvolvimento de peças de vestuário com sensores ópticos de baixo custo integrados em têxteis inteligentes, que podem ser usados no monitoramento de pessoas com comorbidades.

Os pesquisadores esperam que o alcance não seja apenas dos engenheiros, mas também de outros profissionais da área de ciências exatas e da saúde. “Apesar de ter sido escrito por engenheiros, o livro foi feito para ser uma ponte entre a engenharia e as áreas da saúde, explorando algumas áreas da Engenharia Biomédica”, explica Frizera. O professor acrescenta que muitas das pesquisas apresentadas não são patenteadas, de modo a facilitar sua aplicação com baixo custo pela área de saúde.

Optical Fiber Sensor for The Next Generation of Rehabilitation Robotics já está disponível para compra no site da editora. Os estudos apresentados foram desenvolvidos em projetos financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A obra também apresenta pesquisas desenvolvidas em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e as federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Brasília (UnB), além de universidades e institutos de Portugal, Chipre, Japão, Índia, China, Dinamarca, Bélgica, Israel, Espanha e Colômbia.

Texto: Vitor Guerra, bolsista em projeto de Comunicação
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho