Professores, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia de diversos países se reúnem em Vitória a partir desta segunda, 24, para o 46º Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce 2025), organizado por docentes do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Ufes. O evento será realizado até 27 de novembro no Comfort Suítes Vitória, na Praia do Canto.
O congresso ocorre regularmente desde 1977, com foco no avanço da pesquisa científica básica e de suas aplicações nas áreas de Ciências e Engenharia, visando ampliar as fronteiras do conhecimento relacionado aos Métodos Computacionais. Segundo os organizadores, o evento tem grande relevância para o desenvolvimento do Brasil e de seus países parceiros, incluindo Portugal, Argentina, Chile, Itália e Espanha.
"O Cilamce é um tradicional evento científico internacional promovido pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) que, este
ano, acontecerá em Vitória. A programação técnica conta com palestrantes plenários de renome mundial, diversas sessões paralelas em mini simpósios e uma competição especial para estudantes, o Prêmio Agustín Ferrante, que reconhece estudantes de graduação com potencial para realizações científicas extraordinárias", afirma o presidente do congresso e professor do PPGEC/Ufes, Elcio Alves.
A previsão da comissão organizadora é que o evento reúna mais de 500 participantes e trabalhos publicados. A programação completa e mais detalhes sobre o Cilamce 2025 estão disponíveis no site do evento e no perfil @cilamce2025 no Instagram.
Universidade Federal do Espírito Santo