Professores da Ufes são aprovados como pesquisadores visitantes no Programa Fulbright

10/01/2024 - 12:03  •  Atualizado 12/01/2024 12:29

Os professores da Ufes Marcos Antônio Rodrigues, do Departamento de Engenharia Civil, e Michelle Guimarães, do Departamento de Fonoaudiologia, foram aprovados como pesquisadores visitantes no Programa Fulbright, sistema vinculado ao governo americano que oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento. O principal objetivo do programa é ampliar a parceria científica entre os Estados Unidos e outros países.

Os editais do Programa são disponibilizados para ampla concorrência em todo o país. A Comissão Fulbright no Brasil selecionou os candidatos por meio de avaliação de suas qualificações acadêmicas e profissionais, somada à relevância das propostas de pesquisa sugeridas. A Comissão financia, por meio de uma verba determinada, a estadia de cada acadêmico visitante.

A professora Michelle Guimarães explica que “a oportunidade de ser um pesquisador visitante nos Estados Unidos, com bolsa Fulbright, independente do nível (cátedra, pesquisador sênior ou pesquisador júnior), possibilita a parceria entre pesquisadores de instituições brasileiras e americanas, o desenvolvimento de pesquisas multicêntricas, novas habilidades e experiências acadêmicas”.

Ela teve sua aprovação como pesquisadora visitante em nível cátedra no edital Fulbright Distinguished Award (Prêmio de Destaque Fulbright) no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. Sua proposta foi o desenvolvimento de uma pesquisa de base populacional, com ênfase na reabilitação da comunicação e deglutição de pacientes com câncer na região da cabeça, pescoço e esôfago. A duração da bolsa é de janeiro a abril deste ano e sua proposta será desenvolvida no Departamento de Cirurgia de Cabeça, Pescoço e Reabilitação Fonoaudiológica do MD Anderson Cancer Center, em Houston/Texas.

Já o professor Marcos Rodrigues foi aprovado como professor e pesquisador visitante júnior no edital Junior Faculty Member Award (Prêmio de Membro do Corpo Docente Júnior), com uma proposta sobre a Análise Sísmica Não Linear de Estruturas. A duração da bolsa é de três meses de estadia, de março a maio deste ano, para o desenvolvimento da pesquisa no Laboratório de Ensaios Estruturais de Sistemas Resilientes e Sustentáveis do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Northeastern, em Boston/Massachusetts.

A professora comemora a aprovação. “É importante ressaltar que dentre o seleto grupo de pesquisadores brasileiros aprovados temos dois professores da Ufes. E, pessoalmente, é uma conquista muito significativa, pois ser pesquisadora visitante no mais conceituado centro oncológico é algo muito estimulante, é a concretização de mais um sonho e um passo importante na minha carreira. É uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, que abre possibilidades de parcerias científicas que podem se estender para além do período da bolsa Fulbright”.

Texto: Dhébora Molina (bolsista de projeto de Comunicação)