Professores de Direito lançam e-books sobre Direito de Família e Direito das Coisas

13/08/2020 - 17:52  •  Atualizado 14/08/2020 21:39

Em meio à pandemia do novo coronavírus, que exige medidas como o isolamento social, surge um cenário onde os conflitos familiares e por bens materiais eventualmente se acirram. Nesse contexto, quatro professores de tradicionais escolas jurídicas do Espírito Santo se reuniram para a produção de dois e-books intitulados Primeiras Linhas de Direito de Família e Primeiras Linhas de Direito das Coisas – Aspectos Materiais e Processuais. Os livros digitais acabam de ser lançados e têm como conceito principal introduzir o leitor nos aspectos processuais dessas duas importantes áreas do Direito.

Direito de Família tem como autores os professores Francisco Lima Neto, do Departamento de Direito da Ufes; Henrique Herkenhoff, da Universidade de Vila Velha (UVV); e José Eduardo Dias, da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). Direito das Coisas tem a autoria dos professores Gilberto Fachetti, do Departamento de Direito da Ufes; Francisco Lima Neto e Henrique Herkenhoff.

Linguagem acessível

De acordo com o professor Francisco Lima, Direito de Família foi escrito com linguagem acessível para possibilitar maior conhecimento sobre essa área do Direito, principalmente para estudantes de graduação. “O Direito de família é, certamente, o mais humano e dinâmico do Direito Civil”, acentua Francisco Lima. Ele, assim como o professor Gilberto Fachetti, atua no Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDir) da Ufes.

“O Direito de família é, de fato, um campo em que as paixões humanas representam o pano de fundo de muitos problemas judiciais”, observa Francisco Lima, que também é procurador federal na Ufes.

Sobre o livro Direito das Coisas, o professor Fachetti destaca: “É uma obra que facilita os passos iniciais dos alunos, de modo que tenham um olhar mais abrangente sobre esta importante área do conhecimento jurídico”. Francisco Lima, por sua vez, ressalta que Direito de Família possibilita uma preparação para o que considera uma grande aventura que esse ramo do ordenamento jurídico proporciona, com o objetivo de solucionar conflitos inerentes ao relacionamento familiar.

Os dois livros estão disponíveis na plataforma digital Amazon ao custo simbólico de R$ 2.

Texto: Luiz Vital