Professores do Departamento de Tecnologia Industrial lançam obra de referência na área

Escrito por professores do Departamento de Tecnologia Industrial da Ufes (DTI) em parceria com outros autores, o livro Gestão Industrial: com foco em Produtividade e Inovação chega às livrarias como obra de referência para estudantes e profissionais da área. Publicado pela Editora Autografia, a obra de 511 páginas pode ser adquirida em e-book ou no formato físico nesta página.

Na foto, da esquerda para a direita, os autores Laurence Magalhães, Severino Albani, Flávio Curbani, Denilson Carvalho, Angela Abdo e Luciano Raizer.

A organização do livro é de Luciano Raizer, professor do DTI, também responsável por dois capítulos da obra. Além de Raizer, outros 13 pesquisadores e profissionais do mercado se juntaram ao projeto. Segundo o organizador, a obra foi pensada com dois enfoques.

“O primeiro foco é a formação dos estudantes de Engenharia de Produção, que agora passam a contar com uma obra de referência em vários temas relacionados à gestão industrial. Além disso, criamos o livro de forma que ele sirva para aqueles profissionais que já estão no mercado e desejam aperfeiçoar os seus conhecimentos”, afirma o professor. O livro abrange todas as áreas de gestão industrial: gestão de produtos e de processos; controle e qualidade; liderança; estratégia; e mercado.

A ideia de fazer o livro, afirma Raizer, surgiu por uma demanda percebida pelos professores durante as aulas de Engenharia de Produção. “Há interesse no mercado por profissionais que dominam ferramentas e métodos relacionados à gestão industrial”, explica. A partir dessa percepção, os professores desenvolveram o projeto de um curso de pós-graduação em Gestão Industrial, em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que deve começar no DTI no segundo semestre deste ano. “Estendemos o trabalho já iniciado no desenvolvimento do curso para o livro”, conta Raizer.

Texto: Caroline Reis (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Leandro Reis

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)