Professores estrangeiros participam de debate sobre Educação e inauguração de Observatório

28/11/2022 - 12:41  •  Atualizado 29/11/2022 17:58

Palestrantes da Finlândia e do Reino Unido debatem sobre políticas educacionais no Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes. O evento, que será realizado nesta terça-feira, 29, no Centro de Educação (campus de Goiabeiras), marcará também a inauguração do Observatório de Políticas Públicas da Ufes. As atividades serão gratuitas e terão tradução simultânea para o português.

Os professores Gary Spolander, da Universidade Robert Gordon (Escócia/Reino Unido), e Päivi Marjanen, vice-reitora da Universidade Humak de Ciências Aplicadas (Finlândia), além do coordenador do escritório internacional da universidade finlandesa, Timo Sorvaj, participaram na manhã desta segunda-feira, 28, de reunião no Gabinete da Reitoria, com o objetivo de fortalecer a parceria dessas instituições com a Ufes. Participaram do encontro o reitor, Paulo Vargas (ao centro, de terno cinza); o vice-reitor, Roney Pignaton (à esquerda, de blazer azul); o secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite (de camisa listrada); a diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Eliza Bartolozzi (ao lado do vice-reitor); a coordenadora do programa de pós-graduação em Política Social, Maria Lúcia Garcia (à esquerda, de óculos); coordenadores de curso e professores.

O coordenador do PPGE, professor Wagner dos Santos, destaca que o evento que motivou a visita busca fortalecer o processo de internacionalização dos programas de pós-graduação em Educação e em Política Social, além do desenvolvimento de projetos. “Temos por objetivo pesquisar as políticas públicas de diferentes países e, a partir dos resultados, contribuir para o processo de construção de políticas públicas no Brasil, assessorando os estados e as prefeituras na condução de sua administração".

Programação

Nesta terça, 29, às 9 horas, a professora Päivi Marjanen profere, no auditório do PPGE, a palestra Política educacional: nova política e sistema finlandês (Education policy: new Finnish policy and system). Já às 15 hòras, o professor Gary Spolander falará sobre Educação infantil e oportunidades de vida: perspectivas críticas a partir do Reino Unido (Children’s education and life chances: critical perspectives from the UK).

Antes de iniciar a palestra da tarde, às 14 horas, haverá a inauguração do Observatório de Políticas Públicas, que será coordenado pela professora Eliza Bartolozzi, que também atua no PPGE.

“O Observatório trata da pesquisa sobre políticas públicas nacionais e internacionais no âmbito da Educação e Política Social, e está articulado com as linhas de pesquisas dos Programas de Pós-Graduação”, afirma o coordenador do PPGE.

A visita dos pesquisadores ao Brasil é parte das atividades do Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt-Ufes), com financiamento da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fomenta a produção de eventos, conferências e pesquisas com a parceria de universidades estrangeiras. Os eventos com a participação de Spolander contam, também, com apoio da Chamada CONFAP-CNPq-UK Academies 2022, concedida no estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

As atividades são abertas ao público, mediante inscrições no link bit.ly/ppgeufes2. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ppgeufes@yahoo.com.br.

Texto: Lidia Neves e Vitor Guerra (bolsista em projeto de Comunicação)
Foto: Vitor Guerra