O Vitória Futebol Clube, tradicional Alvianil de Bento Ferreira, empresta suas cores para a campanha Novembro Azul - Goelada é Cuidar da Saúde. Neste sábado, dia 9, das 9h ao meio-dia, com apoio de profissionais do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), integrante da Rede Ebserh, a sede do clube estará aberta ao público para ações de educação em saúde, orientação nutricional, recreação infantil, aferição de pressão arterial e glicemia, além de triagem para coleta de exame de sangue específico para checar risco de câncer de próstata. É estimado o atendimento de 200 homens ao longo da manhã.
O trabalho será realizado pela equipe do Serviço de Urologia do Hucam/Ufes, reconhecido no cenário regional pela excelência de seus especialistas e na formação de profissionais da área da Saúde. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a informações essenciais sobre a saúde masculina e desmistificar o preconceito diante do câncer de próstata. Essa é mais uma ação de responsabilidade social do Vitória FC e Hucam/Ufes, unindo esporte e saúde na conscientização sobre o câncer de próstata e reafirmando o compromisso do clube com a comunidade.
“Para nós, da diretoria do Vitória Futebol Clube, é uma honra poder participar de uma campanha de tanta relevância para os homens. Essas ações são de grande importância para a saúde e conhecimento. Conscientizar é sinônimo de salvar vidas, e, por tal razão, o Vitória apoia essa campanha”, afirma o presidente do clube, José Augusto Mattos, em nome da diretoria.
O médico Alex Carvalho, diretor e responsável pelo departamento médico do Vitória, também destaca a importância de dar visibilidade para essa pauta: “É uma honra podermos usar o prestígio do clube, a sua notoriedade, em parceria com o Serviço de Urologia do Hucam, e trazer atenção sobre esse tema tão importante, para que mais pessoas possam ter consciência da necessidade do diagnóstico precoce”.
O professor Lauro Vasconcellos, superintendente do Hucam/Ufes, destaca que, com esta ação, o Hucam cumpre o seu papel de ser referência em informar corretamente à sociedade sobre questões de saúde pública, como nesta campanha. "O azul do Vitória FC no nosso Novembro reforçam a memória dos capixabas para o combate ao câncer de próstata", afirma.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata representa 29,2% dos casos de câncer nos homens no Brasil.
Sobre a doença
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela se localiza abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Ele acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.