Prograd abre seleção para estudantes e professores que queiram atuar no Pibid

16/09/2022 - 10:53  •  Atualizado 19/09/2022 10:44

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está com inscrições abertas para seleção de estudantes que atuarão em projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Serão oferecidas 216 vagas para bolsistas e 54 vagas para voluntários. Destas, 50% serão reservadas para candidatos pretos, pardos ou indígenas.

Podem se candidatar estudantes dos seguintes cursos de licenciaturas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras-Português, Letras-Português/Espanhol e Matemática, no campus de Goiabeiras; Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, no campus de Alegre; Física, Matemática e Química, no campus de São Mateus.

Os bolsistas receberão valor mensal de R$ 400, para uma carga horária de 30 horas semanais. Os interessados podem se inscrever até 27 de setembro, por meio de formulário on-line.

A pontuação final do candidato corresponderá à soma das notas atribuídas aos critérios Renda per capita familiar, Mérito acadêmico (coeficiente de rendimento) e Carta de intenções. Os selecionados deverão ter cumprido no máximo 60% da carga horária regimental do curso ao ingressar no Programa. A bolsa será paga por até 18 meses, considerada a participação na mesma modalidade, em qualquer subprojeto ou edição do Pibid. Estudantes que tenham vínculo empregatício ou realizem estágio remunerado podem ser bolsistas do Pibid, desde que esse vínculo não seja com a Ufes nem com a escola-campo onde as atividades do projeto serão realizadas.

Os candidatos classificados que excederem o número de vagas irão compor lista de espera, válida por seis meses.

Vagas para supervisores

Professores das escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) participantes do Pibid/Ufes também poderão se inscrever em processos seletivos que preencherão, ao todo, 30 vagas na função de docente supervisor. Os docentes de CMEIs no município de Vitória interessados nas vagas do subprojeto de Educação Física poderão se candidatar até 20 de setembro, e os demais até 27 de setembro. Entre as atribuições estão elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades dos estudantes participantes do Programa na escola da rede pública de ensino em que os supervisores lecionam. As inscrições serão recebidas por meio de formulário on-line.

O candidato deverá ter experiência mínima de dois anos de magistério na educação básica, além de licenciatura e efetivo exercício em sala de aula nos componentes curriculares ou no curso do subprojeto a que irá se candidatar, entre outros requisitos.

O Projeto Institucional terá duração de 18 meses, contados a partir da data de início das atividades. O valor da bolsa de supervisão, de R$ 765, será pago pelo período máximo de 96 meses e não pode ser acumulado com qualquer modalidade de bolsa concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou de outra instituição pública ou privada.

O prazo de validade dos processos seletivos será de seis meses, podendo haver prorrogação.

Mais informações sobre os pré-requisitos, documentos exigidos, etapas de seleção, número de vagas disponibilizadas em cada subprojeto, entre outras, podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e no site https://prograd.ufes.br/.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes