Programa de entrevistas promove divulgação científica na Rádio Universitária FM

11/10/2019 - 17:01  •  Atualizado 14/10/2019 18:22

Você sabe o quanto a ciência está presente na sua vida? Para responder a essa pergunta, a rádio Universitária FM 104,7 colocou no ar o seu mais novo programa: Ciência Ufes. A proposta é divulgar a ciência capixaba a partir da apresentação de pesquisas da Ufes com impacto direto na vida das pessoas.

Sob o comando do jornalista da Superintendência de Comunicação da Universidade Hélio Marchioni, o Ciência Ufes realiza entrevistas com coordenadores de programas de pós-graduação e com pesquisadores da instituição que estão propondo soluções para os mais diversos problemas da sociedade.

“Há cerca de um ano, começamos a pensar em um programa de entrevistas na Rádio Universitária, para que as pessoas pudessem conhecer um pouco mais sobre as pesquisas desenvolvidas na Ufes. Concretizamos o projeto e estamos recebendo um retorno muito positivo dos ouvintes”, afirma a superintendente de Comunicação da Ufes, Thereza Marinho.

Horários

As transmissões vão ao ar às terças-feiras, às 8 horas, com reprise às quintas-feiras, às 20 horas. Já foram entrevistados o médico Adão Célia, o professor do Departamento de Química Eustáquio de Castro, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, Edgard Rebouças, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Eliza Bartolozzi, e os professores do Programa de Pós-Graduação em Informática Alberto Ferreira e Celso Saibel.

A criação de um selo de qualidade para cachaças baseado em pesquisas feitas na Universidade, a possibilidade de abertura do doutorado em Comunicação em 2021, o momento atual da educação brasileira e o funcionamento de laboratórios da Ufes na área de informática são alguns dos assuntos já explorados no Programa.

Os podcasts do Ciência Ufes podem ser acessados em universitariafm.ufes.br/programas/ciencia-ufes e na plataforma Soundcloud. A programação da Rádio Universitária também pode ser ouvida por meio de aplicativo, disponível na Apple Store e no Google Play.