Programa de extensão da Ufes organiza Fórum de Cultura Popular neste sábado, 7, em Fundão

06/12/2019 - 09:48  •  Atualizado 07/12/2019 20:44

Memória, identidade, tradição e educação é o tema do 5º Fórum de Cultura Popular, que acontece neste sábado, 7 de dezembro, na Casa de Memória Antenor Netto, em Timbuí, Fundão. O programa de extensão da Ufes Entre Comunidades é um dos organizadores do evento, o qual é promovido pela Associação das Bandas de Congo de Fundão. O Fórum acontece das 14 às 18h30 e tem entrada gratuita.

Durante o evento, será realizada uma mesa-redonda para discutir a abordagem cronológica sobre o protagonismo de mestres, coordenadores, rainhas e festeiros nos tradicionais festejos de São Sebastião e São Benedito no município de Fundão. A mediação fica por conta da diretora da Divisão de Integração com o Ensino Básico da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes, Marlene de Oliveira, do artista plástico Cassio Netto e do produtor cultural Fábio Samora.

Entre Comunidades

Atuando desde 2005, o Entre Comunidades é um programa de extensão implementado por Marlene de Oliveira e tem como objetivo fortalecer a relação da Universidade com as comunidades, os movimentos sociais e culturais e as classes populares. “A ideia é favorecer trocas solidárias entre os saberes e fazeres populares e a academia, interagindo diferentes iniciativas e projetos existentes na Ufes e demais setores da sociedade”, explica a diretora.

Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão, estão aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para a realização de atividades extensionistas; e apresentação ao público de imagens de acervo do projeto por meio de mostras fotográficas. O programa atua, ainda, junto às populações tradicionais rurais e quilombolas, promovendo ações nos municípios do estado onde não há polos universitários.

“Acreditamos que o impacto desse programa se faz pela ação transformadora sobre os problemas sociais, contribuindo, assim, para a inclusão de grupos às políticas públicas e para o desenvolvimento de meios e processos de produção, ampliando oportunidades educacionais e oportunizando o acesso ao processo de formação e qualificação dos participantes”, conclui Marlene de Oliveira.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Phillipe Modolo