Programa de Iniciação Científica (Piic) abre dia 15 inscrições para a seleção de bolsistas

09/05/2023 - 15:28  •  Atualizado 23/05/2023 15:32

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes publicou nesta segunda-feira, 8, o edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) 2023/2024, abrindo inscrições para o processo de seleção de bolsistas.  A inscrição de projetos deve ser feita no período de 15 de maio a 12 de junho pelo professor orientador da pesquisa, por meio dos formulários eletrônicos que estarão disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG), utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor. O edital completo pode ser conferido neste link.

O Piic da Ufes é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). Ambos têm os mesmos objetivos e normas e se diferenciam porque no Pibic há pagamento de bolsas aos estudantes, e no Pivic não.

Para este ano, uma novidade é a liberação para que professores que estiverem em licença possam participar do edital, mesmo nos casos em que o afastamento seja superior a 90 dias. Além disso, foi mantida a cláusula que beneficia as mães que tiveram bebês ou adotaram crianças. Para isso, foi criado um fator diferenciado no cálculo da produção acadêmica para quem comprovar licença-maternidade ou fase inicial de guarda ou adoção. Outra mudança é que o candidato a orientador deve preencher os itens que serão pontuados no novo formulário para a submissão de propostas, disponível no formulário de subprojeto.

Bolsas

As candidaturas devem se submeter às regras gerais do Piic e os candidatos a orientador poderão concorrer a até duas bolsas e três orientações de estudantes voluntários. O número de bolsas é distribuído entre as oito áreas de conhecimento, conforme classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Engenharias; Ciências Agrárias; e Ciências Biológicas.

O diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, afirma que ainda não é possível indicar o número total de bolsas a serem ofertadas, mas as expectativas são boas. “No edital corrente, temos 899 – o que foi um recorde –, e contamos com bom número para esta próxima edição”. Além disso, ele lembra que as bolsas próprias da Ufes e do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) dão prioridade a estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) ou que possuam renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Partelli lembra que a iniciação científica é a base da pesquisa na Universidade. “Viemos de uma pandemia na qual até o carnaval foi suspenso, mas a iniciação científica na Ufes não parou graças ao empenho dos professores, estudantes e servidores envolvidos na IC”.

Texto: Ana Clara Andrade (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Jornada de Iniciação Científica - PRPPG
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho