Programa de Pós-Graduação em Artes promove três eventos sobre arte underground a partir desta terça-feira, 4

03/02/2025 - 16:32  •  Atualizado 03/02/2025 16:47
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

A arte produzida fora do sistema hegemônico estará no foco de três eventos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes a partir desta terça-feira, 4, às 13 horas, quando o auditório do Centro de Artes receberá a conferência Migrações, artes e corpos: a silhueta em sombra de Rubiane Maia, que será proferida pela professora Paula Guerra, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade do Porto.

Além da conferência, que será aberta ao público, Guerra ministrará o seminário Artes, artivismos, figurações da feminilidade e sul global, nesta quarta-feira, 5, às 9 horas, na sala 5 do PPGA, e o workshop Sons, ativismos, protestos e paisagens sonoras contemporâneas, nesta quinta, 6, às 13 horas, no prédio Cemuni I. As inscrições para ambos os eventos serão realizadas no local.

Segundo o professor José Cirillo, do PPGA, Paula Guerra tem ampliado suas pesquisas para o campo das artes desde 2014, enveredando por produções do underground, que fogem do sistema hegemônico das artes. A conferência, por exemplo, parte de um estudo da professora sobre a artista capixaba e egressa da Ufes Rubiane Maia, graduada em Artes Visuais e pós-graduada em Psicologia Institucional pela Universidade.

“A Rubiane rompe essas barreiras de norte e sul global, é uma artista internacional. A conferência será aberta porque fala dessa possibilidade de atravessar os limites estabelecidos. Os outros eventos também envolvem uma perspectiva da arte fora do sistema”, explica Cirillo.

A visita da professora, afirma Cirillo, faz parte do termo de cooperação entre os dois programas de pós-graduação. “Isso é muito importante para o PPGA porque nosso foco principal é o desenvolvimento regional, não só do Espírito Santo, mas de todo o sul global, que está na periferia do sistema hegemônico”, diz.

Categorias relacionadas