Programa laboratorial do curso de Jornalismo alcança a marca de 50 entrevistas

O programa Reverso Entrevista, edição especial do jornal laboratorial Reverso Ufes, do curso de Jornalismo da Universidade, chegou à marca de 50 entrevistas realizadas. Produzido por estudantes da disciplina Laboratório de Telejornalismo, o programa surgiu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, durante a qual as aulas foram realizadas em formato remoto.

O professor da disciplina, Rafael Paes, explica que a proposta é realizar entrevistas em profundidade, analíticas e interpretativas, com diferentes convidados e sobre assuntos da atualidade.

“Com uma média de 12 minutos de duração, o Reverso Ufes, tradicional produto laboratorial do curso de Jornalismo, teve que se adaptar aos tempos remotos. Da dificuldade, surgiu um programa que busca interpretar os principais acontecimentos e temas de interesse público da atualidade, tendo ouvido fontes de diversas partes do Brasil, mas também do exterior”, explica o professor.

Entre as entrevistas que alcançaram maior destaque, Paes cita a realizada com o médico sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonçalo Vecina, sobre o kit covid e os limites da autonomia médica, que registrou 300 visualizações. O professor destaca ainda que, neste semestre, que marca o retorno às aulas presenciais, os estudantes voltaram a produzir VTs no formato clássico da reportagem audiovisual, mas parte do período será reservado para realizar mais entrevistas de jornalismo interpretativo.

Por meio de uma parceria com a TVE-ES, iniciada em 2020 e formalizada por meio de projeto de extensão, as entrevistas são exibidas pela emissora, em sinal aberto, às quintas-feiras, às 20h15. Além disso, os programas também estão disponíveis no canal Reverso Ufes no YouTube.

Texto: Thereza Marinho

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)