Programas da Ufes são destaque em seminário de boas práticas realizado pelo MEC

19/10/2023 - 18:23  •  Atualizado 20/10/2023 17:50

Os programas de permanência qualificada e conclusão dos cursos pelos estudantes, desenvolvidos pela Ufes, foram uns dos destaques do Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em Brasília.

A pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo (na mesa, de blusa rosa), foi uma das palestrantes convidadas para apresentar projetos e ações desenvolvidos pelas Ifes com foco no enfrentamento da evasão escolar e no incentivo à permanência e integração acadêmica. No evento, ela compartilhou com reitores e gestores de Ifes de todo o país os programas e ações realizadas, dentre eles o Programa Permanecer e Concluir. “Esse evento demonstra a capacidade de escuta, principalmente da Secretaria de Educação Superior, além do reconhecimento e valorização das ações empregadas para enfrentar o desafio de garantir a permanência qualificada dos estudantes de ensino superior”, comentou.

Soluções

O Programa Permanecer e Concluir foi implantado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em 2023, visando a integrar projetos e ações com a finalidade de buscar soluções para os desafios enfrentados pelos estudantes e reduzir as taxas de evasão dos cursos. “Há um número expressivo de estudantes que rompe o vínculo com a instituição sem concluir o curso para o qual foi aprovado. Dessa forma, o programa foi criado com a participação das câmaras locais de Graduação, para responder a esses desafios, integrando ações existentes e, também, novas experiências”, explicou a pró-reitora.

Entre as ações específicas relacionadas ao Programa, Gontijo destacou a divulgação dos indicadores de qualidade da Universidade, que tem provocado um sentimento de corresponsabilidade com as iniciativas de permanência e de conclusão dos cursos pelos estudantes. Enfatizou também o envolvimento das coordenações, dos colegiados de curso, dos Núcleos Docentes Estruturantes, além de professores e estudantes, tendo como resultado a implantação de oito projetos voltados para a permanência estudantil em andamento em todos os Centros de Ensino da Universidade.

A pró-reitora explicou ainda que o Permanecer e Concluir faz parte de um conjunto de programas e ações de permanência qualificada e de conclusão dos cursos voltado para os estudantes da Ufes, que inclui o Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA), o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino) e o de Formação docente.

Texto: Nábila Corrêa