Programas de pós-graduação da Ufes oferecem mais de 50 vagas até o início de fevereiro. Confira!

29/01/2024 - 15:17  •  Atualizado 31/01/2024 15:55

Cinco programas de pós-graduação da Ufes seguem com inscrições abertas até o início de fevereiro, somando 52 vagas ofertadas, ao todo. As oportunidades são para as áreas de Agroquímica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Genética e Melhoramento, Bioquímica e Energia.

Veja mais detalhes a seguir e nos editais publicados no final da matéria.

Agroquímica (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAQ) disponibiliza 16 vagas de mestrado em seleção com inscrições abertas até 2 de fevereiro. Estudantes concluintes e egressos de cursos de graduação em Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e áreas relacionadas à aplicação da Química nas Ciências Agrárias e no Meio Ambiente poderão enviar a documentação exigida para o e-mail abaixo.

Contato: agroquimica.ppgaq.ufes@gmail.com

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

O Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos está com inscrições abertas para processo seletivo com oferta de três vagas de mestrado.

Podem se candidatar, até 2 de fevereiro, estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins, de acordo com os critérios definidos no edital. As inscrições serão recebidas pelo e-mail abaixo.

Contatos: (28) 3552-8719 e pctaufes@yahoo.com.br

Genética e Melhoramento (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PPGGM) recebe inscrições para seleção de mestrado, com sete vagas, e de doutorado, com cinco vagas. As ofertas estão condicionadas à disponibilidade de bolsas por agências de fomento. Os interessados poderão se inscrever até as 16 horas do dia 2 de fevereiro, por meio dos formulários on-line informados nos editais.

Podem participar da seleção de mestrado os portadores de diploma de graduação (bacharelado ou licenciatura) na Área de Ciências Agrárias ou em áreas afins, cujo currículo indique formação adequada em disciplinas pertinentes ao PPGGM. Já os candidatos ao curso de doutorado deverão também ter diploma de mestrado nessas áreas. Estudantes que estejam concluindo o último semestre de graduação ou de mestrado também podem participar dos processos seletivos. Inscrições que apresentem outros cursos de graduação ou de mestrado passarão por análise de afinidade feita pela Comissão de Seleção.

Contatos: (28)35528933 e ppggmufes@gmail.com

Energia (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN) recebe inscrições para o processo seletivo de doutorado, por meio do formulário on-line especificado no edital, até o dia 2 de fevereiro. Para concorrer a uma das 12 vagas é preciso ter concluído curso de mestrado em Energia, Engenharias, Ciências da Computação, Física, Química ou Matemática, ou ser estudante concluinte nesses cursos.

Contato: supgrad.ceunes@ufes.br

Bioquímica (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq) recebe inscrições até 4 de fevereiro para seleção de nove vagas em seu curso de mestrado. Uma das vagas será reservada para servidores do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifes), conforme acordo de cooperação firmado com essa instituição.

Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail abaixo. Podem participar do processo seletivo todos os portadores de diplomas de cursos de graduação em áreas afins com a área de concentração do Programa, assim como estudantes concluintes desses cursos.

Contato: inscricao.ppgbiq@gmail.com

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados a seguir e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa

Edição: Leandro Reis