Projeto “Anjo na Ufes” apoia estudantes estrangeiros vindos de 30 países

13/03/2015 - 11:58  •  Atualizado 16/03/2015 15:14

O ano letivo de 2015 na Ufes começou também para 56 estudantes provenientes de 30 países dos cinco continentes. Esses alunos estão cursando graduação e pós-graduação nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Para apresentar o campus em que o estudante irá passar grande parte dos seus dias, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI/Ufes) está desenvolvendo o projeto “Anjo na Ufes”, no qual um estudante brasileiro, voluntário da Universidade, irá acompanhar e ajudar o colega estrangeiro a conhecer o cotidiano dos campi.

O professor Rodrigo Ribeiro (na foto, sentado na primeira fila, junto aos estudantes "anjos"), responsável pela Coordenação de Mobilidade IN (incoming), explica o objetivo do “Anjo na Ufes”: “A proposta é ambientar os estudantes estrangeiros que realizam mobilidade na Universidade, atuando como guia e ajudando também nos trâmites acadêmicos”.

Origem

A Alemanha é o país de origem de sete estudantes. Cabo Verde, Colômbia, México e França estão representados por quatro estudantes cada um. Já a Itália e o Peru, por três alunos e a Venezuela e a Guatemala, por dois. As universidades dos demais países, como Camarões, Sérvia, Estados Unidos, Filipinas e Holanda, enviaram um aluno cada. Dentre os cursos de graduação procurados estão Artes Plásticas; Odontologia; Medicina; Fonoaudiologia; Desenho Industrial; Letras; Filosofia; e as Engenharias de Produção, de Computação, de Petróleo, Madeireira, Química, Mecânica e Ambiental.

Na pós-graduação, o curso com o maior número de procura para este ano letivo é o mestrado em Engenharia Ambiental, com estudantes vindos do Panamá, Peru e Colômbia. Já o programa de mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas recebeu estudantes da Colômbia, República Dominicana, Bolívia e Haiti.

A mobilidade internacional é realizada por meio de convênios entre a Ufes e as universidades de outros países. Dentre esses acordos estão o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G/MEC); o Programa de Alianças para Educação e Capacitação da Organização dos Estados Americanos (PAEC/OEA), para alunos de mestrado e doutorado; o Erasmus Mundus, na área de Ecohidrologia; e o programa de intercâmbio com o Istituto Politecnico di Milano (Polimi).

As informações sobre cada programa estão disponíveis no site da Secretaria de Relações Internacionais: www.internacional.ufes.br.

Por Letícia Nassar