Projeto busca mapear ações que promovem a leitura no Brasil. Inscrições vão até 31 de março

26/03/2021 - 16:10  •  Atualizado 30/03/2021 18:03

A Ufes, por meio do Departamento de Línguas e Letras, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), está participando do projeto O Brasil que Lê. O objetivo é mapear iniciativas que promovem a leitura no país e captar os aspectos sociais, educacionais, econômicos e tecnológicos dessas atividades que efetivam a formação de leitores e a mediação da leitura.

Além disso, o projeto pretende dar visibilidade a ações que estão construindo a sociedade brasileira por meio da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores.

Qualquer pessoa, instituições, escolas, associações de moradores, igrejas e outros espaços que promovam a leitura por meio de projetos que contribuem para o desenvolvimento da leitura e da formação de leitores podem participar. As inscrições terminam na próxima quarta-feira, 31.

Visibilidade

O Brasil que Lê é realizado por meio de uma parceria entre o Itaú Cultural, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a consultoria JCastilho. Segundo o professor Santinho Ferreira, do Departamento de Línguas e Letras da Ufes e membro da equipe da PUC-Rio no projeto, o Espírito Santo é um estado que possui produção significativa na promoção e no incentivo à leitura.

“Precisamos conhecer melhor e divulgar esses projetos para todo o Brasil. Queremos dar visibilidade a uma rede de promoção de leitura existente no nosso estado e no nosso país. O preenchimento do questionário é o caminho para o registro e a recolha das informações. E o volume adequado e a precisão dos dados vão dar sustentação à relevância da memória da leitura no país, especialmente quanto ao que se realiza no Espírito Santo", enfatiza Ferreira.

Os interessados em participar desse mapeamento devem preencher o formulário que está disponível no endereço https://pt.surveymonkey.com/r/obrasilquele. O questionário deve ser respondido pelo responsável pelo projeto ou por pessoa indicada por ele, desde que disponha das informações solicitadas.

Caminho

Conforme informações contidas no site do projeto, é possível encontrar iniciativas que buscam reconstruir os caminhos perdidos pela falta ou ineficiência de uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta sustentabilidade cultural e crítica aos seus cidadãos.

A perspectiva é que a pesquisa recolha projetos de leitura e apresente, além de um mapeamento histórico, geográfico e social dessas ações, um levantamento sobre práticas, perfis de mediadores e uso de tecnologia de informação e comunicação em promoção de leitura; além de perceber os diferentes nichos de informação que serão fundamentais para a compreensão do que é feito para promover a leitura em nosso país e que podem contribuir com possibilidades e demandas para futuras ações e investimentos.

Os resultados serão publicados e divulgados pelas instituições envolvidas no projeto. Assim, todas as iniciativas que integrarem a pesquisa receberão um selo que certificará sua inserção na pesquisa, possibilitando contatos e intercâmbios.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site http://obrasilquele.catedra.puc-rio.br, onde também são encontrados uma seção com perguntas e respostas, dúvidas e um vídeo institucional explicativo. Outros esclarecimentos também poderão ser solicitados pelo e-mail obrasilquele@catedra.puc-rio.br ou pelo WhatsApp 21 99478-5074.

Texto: Jorge Medina