Projeto de Alegre conquista 1º lugar geral do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista

26/11/2021 - 17:02  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes divulgou nesta sexta-feira, 26, o resultado final do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista. O primeiro lugar geral foi conquistado pelo projeto Meique - Mulheres Empreendedoras Individuais do Querosene, desenvolvido pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), do campus de Alegre.

O projeto visa empoderar e capacitar mulheres de baixa renda do Morro do Querosene, em Alegre, na produção de sabão ecológico, feito a partir do óleo residual de cozinha, com a finalidade de gerar renda para as famílias participantes e desenvolver novas empreendedoras na comunidade, além de impactar positivamente o meio ambiente por meio da correta reciclagem do óleo utilizado.

Também foi divulgada a relação dos quatro projetos que alcançaram a primeira colocação em cada campus. São eles: Promovendo a comercialização solidária dos Agricultores Familiares de Alegre-ES (campus de Alegre); Envelhe(SER) e Processos Psicossociais (campus de Goiabeiras); Atenção ao Paciente Queimado: uma Abordagem Multiprofissional na Perspectiva do Modelo Biopsicossocial (campus de Maruípe); e Acompanhamento por meio do Telemonitoramento na Atenção à Saúde de Pacientes com COVID -19 (campus de São Mateus).

Nessa edição, concorreram 150 resumos de projetos de todos os campi da Ufes, que foram avaliados pela Comissão Organizadora do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. A comissão selecionou os 27 resumos que participaram da terceira etapa, na qual sete avaliadores da comunidade interna e externa à Universidade (dentre eles, representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo - Findes, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - Fapes e do Ministério Público) escolheram os cinco finalistas.

Incentivo

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora, Janaína Antunes, a premiação é um incentivo aos programas e projetos de extensão da Ufes, contribuindo com a visibilidade e a valorização dessas ações de extensão. Em 2021, todos os 27 selecionados receberão uma premiação. Já os cinco primeiros colocados receberão notebooks em comodato e, também, um prêmio em dinheiro.

Os projetos serão apresentados na cerimônia de premiação, que acontecerá em 2 de dezembro, às 19 horas, como parte da programação da IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes.

Com informações da Proex.