Com um projeto voltado à criação de uma ferramenta para auxiliar profissionais da saúde mental no tratamento de pessoas que tenham desenvolvido fobia social desencadeada pela pandemia da COVID-19, cinco estudantes (foto) que fazem parte do Time Enactus Ufes Vitória estão entre as 11 equipes selecionadas para uma mentoria oferecida pela empresa Unilever. O evento virtual Enacthon ocorreu entre os dias 25 e 31 de maio e contou com a participação de 93 projetos de todo o Brasil. A equipe da Ufes, que recebeu o nome de Vix Rocket, terminou a primeira fase da seletiva em sétimo lugar, com o aplicativo VR Social.
Essa edição do Enacthon teve como tema geral a busca por projetos que apresentassem soluções para os problemas presentes e emergentes no cenário de pandemia. A ferramenta VR Social é voltada para psicólogos e psiquiatras, e propõe a utilização de realidade virtual para auxiliar no processo de cura e promoção de bem-estar a pessoas que tenham desenvolvido ou maximizado sintomas de fobias e transtornos de ansiedade durante o isolamento decorrente da pandemia do novo coronavírus, com foco na fobia social.
Os estudantes Adlin Lucas (Serviço Social), Douglas Sabino (Estatística), Lesley Sabaini (Cinema e Audiovisual), Maurício Pimenta (Engenharia Elétrica) e Thiago Ribeiro (Administração) formam a equipe idealizadora do aplicativo. Os trabalhos aconteceram durante 30 horas de atividades on-line ao vivo e contaram com a ajuda de mentorias exclusivas, que duraram 155 horas.
Bem-estar
Dentre os objetivos da equipe com a criação do aplicativo, estão a aceleração no processo de retomada da população aos setores de trabalho, educação, lazer e convívio social, e a promoção da inovação, de forma sustentável e rentável, para a promoção do bem-estar social. Psicólogos, psiquiatras, empresas que fazem acompanhamento de saúde mental de seus colaboradores, rede pública de saúde e psicólogos voluntários em instituições que atendam às comunidades são o público-alvo do projeto.
“As dificuldades de interações sociais impactam diretamente o desenvolvimento de diversos setores da sociedade, e os profissionais de saúde mental recebem buscas recorrentes para trabalhar com os pacientes na superação dos traumas. Por isso, pensamos em criar uma ferramenta de baixo custo para ajudar no atendimento humanizado, que propicie ao assistido a possibilidade de desconstruir sua atual visão do que está acontecendo com ele e com o mundo”, explica Adlin Lucas.
De acordo a estudante, o uso de ferramentas de realidade virtual no tratamento em larga escala de fobias tem eficácia comprovada: “Nós realizamos pesquisas em artigos científicos e em dados de startups internacionais. Além disso, tivemos reuniões com a psicóloga Patrícia Freitas e com a especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Lívia Silva durante a estruturação do projeto”. A tecnologia do VR Social vai criar a sensação de presença em um ambiente virtual, com interação em tempo real e uso de técnicas e equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual, técnica conhecida como imersão.
Parcerias
O modelo de negócio prevê o gerenciamento das assinaturas para controle de acessos e disponibilização de material. Para colocar o projeto em prática, a equipe busca parcerias com programadores e especialistas em saúde mental que executam trabalho de atendimento social, os quais atuarão na estruturação dos conteúdos, no desenvolvimento do aplicativo e no suporte em comunidades.
A fonte de receita do projeto será por meio de assinaturas mensais ou anuais da ferramenta. “Parte do lucro obtido com a inserção do aplicativo no mercado será revertida para viabilizar o tratamento de pessoas em vulnerabilidade social que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de consultas e equipamentos. Vamos trabalhar em parceria com psicólogos e instituições voluntárias para promover saúde e bem-estar a todos que alcançarmos”, lembra Lesley Sabaini.
Os 11 projetos vencedores da seleção Enacthon receberão mentorias da empresa Unilever para o desenvolvimento dos projetos, seis meses de mentoria de oratória (que visam auxiliar os estudantes na comunicação com os públicos e os investidores) e um mês de acesso à plataforma de ensino voltada à medicina Jaleko. O VR Social deve estar pronto para ser comercializado no final de 2020.
Informações sobre o aplicativo VR Social podem ser obtidas pelo e-mail contato.vrsocial@gmail.com.
Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho