Projeto de estudantes que propõe solução de mobilidade é o vencedor do Demoday 2022

30/03/2022 - 12:36  •  Atualizado 01/11/2022 09:17
Compartilhe

O projeto We Drive, que simula soluções de fretamento compartilhado de funcionários para empresas dentro da Grande Vitória, foi o vencedor do Demoday 2022, realizado na última quinta-feira, 24. O evento apresenta e premia projetos elaborados por estudantes da Ufes como parte da disciplina Empreendedorismo e Inovação. 

Durante o Demoday, foram apresentadas cinco iniciativas (foto), que consistem em protótipos de startups cujo objetivo é oferecer, a um problema pontual, uma solução viável e aplicável à realidade. Além do We Drive, concorreram os projetos Nexus (plataforma de prestação de serviços), Sunes (energia solar e créditos de carbono), Higia (serviços voltados ao bem-estar dos estudantes) e Tornus (empresa voltada ao turismo). 

Os estudantes do projeto vencedor receberam como prêmio um curso de inovação da plataforma AEVO e também um dia de imersão pelo Innovation Experience da Global Touch, com um roteiro que envolve conhecer uma startup, uma incubadora e uma visita técnica.

A estudante de Ciências da Computação Débora Ghiotti, uma das criadoras do We Drive, afirma que a equipe dedicou-se a desenvolver um projeto que pudesse trazer valor para as pessoas da Grande Vitória, melhorando a mobilidade na região metropolitana e reduzindo o trânsito e a poluição. 

“Toda a solução foi desenvolvida pensando no bem-estar dos funcionários que passam horas no trânsito, sem o menor conforto e segurança. Acredito que o maior aprendizado da disciplina é ter um novo olhar sobre os problemas da sociedade, mostrando que nós podemos ser agentes de mudança. Em cada problema, existe uma oportunidade de empreender e inovar, tendo as pessoas em primeiro lugar”, explica Ghiotti.

O estudante de Ciências de Comunicação e um dos coautores do projeto Leandro Furlan complementa que apresentar no Demoday “foi uma experiência enriquecedora para aplicar os conhecimentos que construímos dentro da Universidade no mercado de trabalho, já que durante as aulas sempre trabalhamos em ambientes controlados, nos quais quase tudo funciona perfeitamente. Para nós, falar e pensar sobre inovação deve fazer parte do nosso cotidiano, sendo algo que a disciplina de empreendedorismo proporciona”, destaca.

O Demoday é uma realização da Ufes em parceria com a empresa Global Touch. A iniciativa conta com o patrocínio de BButton, Tegrus e Brooder e apoio do Base27.

Propostas e soluções

Empreendedorismo e Inovação é uma disciplina que conta com um perfil diferenciado dentro dos currículos acadêmicos da Ufes. Conforme sua coordenadora, a professora do Departamento de Engenharia da Produção Miriam de Magdala, neste semestre, cinco professores de cursos distintos (Informática, Engenharia de Produção, Design, Gemologia e Engenharia da Computação/Ceunes) participaram da disciplina, que é ministrada de forma conjunta dentro da metodologia chamada de Projetão

“O objetivo é que se desenvolva uma solução específica para um problema proposto pelos grupos de estudantes, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os estudantes devem oferecer uma solução computacional, de forma experimental, chamada de Produto Mínimo Viável, e também concebendo uma startup, um protótipo de empreendimento com todas as suas características: público-alvo, orçamento etc.", explica Magdala. 

No semestre 2022/1, a disciplina será oferecida seguindo o modelo adotado no semestre passado. Estudantes de qualquer curso podem se matricular em disciplinas ligadas ao empreendedorismo, tanto de graduação quanto de pós-graduação (ao final, todas se conectam à disciplina Empreendedorismo e Inovação). As alunas e os alunos que a concluírem também receberão créditos referentes ao projeto de extensão em inovação, ligado à disciplina.

Todo o evento do Demoday 2022 e os projetos apresentados estão disponíveis no canal Projetao Ufes no YouTube.

 
Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Divulgação Global Touch
Edição: Thereza Marinho