Projeto de extensão participa de webinário nacional sobre primeiros socorros em escolas

20/09/2023 - 12:06  •  Atualizado 21/09/2023 11:27
Compartilhe

O projeto de extensão Salve uma vida, vinculado ao Departamento de Clínica Cirúrgica (DCC/Ufes), participará de um webinário sobre a Lei Lucas, que obriga escolas (públicas e privadas) e espaços de recreação infantil a se capacitarem para atendimentos de primeiros socorros. O webinário é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os ministérios Público do Trabalho (MPT) e da Saúde (MS), e acontecerá nesta quinta-feira, 21, das 10 às 12 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no Youtube.

O webinário faz parte do projeto Segurança e saúde nas escolas, realizado pelo MPT, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE). O objetivo da ação é implementar uma cultura de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho por meio da conscientização e da educação.

Extensão

O médico anestesiologista e professor do DCC/Ufes Erick Curi, coordenador do projeto Salve uma vida, é um dos convidados a ministrar uma palestra durante o webinário, ocasião em que falará sobre as atividades desenvolvidas pela ação extensionista, tanto na Ufes quanto na comunidade externa. Em colaboração com outra convidada, a especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS Erika Tonelli, Curi elaborou e revisou a revista MPT em Quadrinhos sobre primeiros socorros em ambiente escolar. Coordenada pelo MPT, em parceria com o MEC, a revista será lançada durante o evento e chegará a todas as escolas do país.

“Um dos pilares da publicação é o nosso projeto, que nasceu e permanece vibrante no seio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e se tornou projeto de extensão de pelo menos três universidades federais. Juntos já treinamos mais de cinco mil pessoas”, destaca o professor, ressaltando que um dos parceiros mais importantes do projeto é a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (GEP/Hucam/Ufes).

Interessados em agendar treinamentos podem fazer contato com os organizadores do Salve uma vida por meio do perfil do projeto de extensão no Instagram.

Lei Lucas

Além de Curi e Tonelli (que abordará questões que envolvem a prevenção de acidentes nas escolas), participarão do webinário Alessandra Begalli e Andréa Zamora, respectivamente mãe e tia de Lucas Begalli – criança de dez anos de idade que morreu engasgada após comer cachorro-quente durante um passeio escolar, em 2017.

Idealizadoras e coautoras da Lei Lucas (Lei nº 13.722, de 2018), a advogada Begalli e a instrutora internacional de primeiro socorros Zamora são também cofundadoras do Movimento Vai Lucas, que busca ensinar procedimentos simples que, feitos por qualquer pessoa, podem ajudar a salvar vidas. Em sua apresentação, Begalli contará a história da Lei Lucas e o que falta para sua efetiva implementação. Já Zamora vai abordar a importância dos primeiros socorros nas escolas.

A Procuradora do Trabalho e coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat/MPT), Cirlene Zimmermann, também participará do webinário, apresentando o projeto Segurança e saúde nas escolas.

 

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Freepik

Edição: Thereza Marinho