Projeto de extensão realiza ação educativa no Hucam-Ufes sobre hanseníase

25/01/2023 - 17:04  •  Atualizado 30/01/2023 13:01

Na manhã da próxima segunda-feira, 30, quem passar em frente à portaria principal do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) vai receber informações sobre o que é, como identificar e como tratar a hanseníase. Estudantes e professores do projeto de extensão InfoHansen estarão, das 9 horas ao meio-dia, realizando uma ação de conscientização referente ao Janeiro Roxo, movimento que estimula campanhas de mobilização e combate à doença.

“Vamos dialogar com quem passar pelo hospital, seja paciente, profissional de saúde, nossos alunos e a comunidade em geral. Nosso objetivo é conversar com a população, entregar material educativo, tirar dúvidas e, se a pessoa tiver algum sintoma, orientá-la a buscar o serviço médico”, afirma a professora do Departamento de Medicina Social da Ufes Patrícia Deps, coordenadora do InfoHansen.

Ela destaca a importância da conscientização para combater o preconceito que ainda existe sobre a hanseníase: “É importante fazer circular as informações e combater o estigma que a doença ainda traz para os pacientes”.

Esse é o segundo ano em que o projeto de extensão realiza essa ação educativa. Em 2022, o dia de conscientização aconteceu em fevereiro, e atingiu mais de 200 pessoas (foto). No panfleto que será entregue durante a ação, estão informações sobre os sintomas e orientações sobre o que fazer em caso de sinais da hanseníase.

A doença

A hanseníase é causada por duas espécies de micobactérias que acometem principalmente os nervos periféricos e a pele. Uma pessoa com a doença precisa de tratamento para que não a transmita aos seus contatos próximos e não desenvolva incapacidades físicas.

Dentre os sinais da hanseníase, estão o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com perda ou diminuição da sensibilidade, dormência, formigamento, feridas ou queimaduras indolores nas mãos e nos pés.

Por muito tempo, os pacientes em tratamento foram isolados do convívio social, mas isso não acontece mais. A hanseníase tem tratamento e cura, e o preconceito contra as pessoas acometidas pela doença deve ser combatido.

Saiba mais sobre sinais e sintomas, transmissão, diagnóstico e tratamento da hanseníase.

InfoHansen

O InfoHansen nasceu durante a pandemia da covid-19 como um projeto educativo que busca compartilhar informações sobre a hanseníase para o mundo. Uma plataforma digital reúne informações sobre o combate à doença e ações que visam à melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento, assim como as novas descobertas científicas e reflexões éticas.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Acervo do projeto