Projeto de extensão realiza Feira Economia Solidária nos dias 10 e 11 de dezembro

03/12/2021 - 10:29  •  Atualizado 10/12/2021 16:23
Compartilhe

Será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, no saguão da Assembleia Legislativa do Estado, a I Feira Economia Solidária e Saúde Mental do Espírito Santo. O evento contará com exposições, vendas de artesanatos, intervenções e ações culturais, debates, lançamento de livros e rodas de conversa, entre outras atividades.

A Feira faz parte de um projeto de extensão do curso de Terapia Ocupacional da Ufes, que tem como objetivo fomentar o movimento da economia solidária nos serviços de saúde mental e de atenção psicossocial do estado, além de promover o crescimento econômico sustentado e inclusivo, e o emprego pleno, bem como assegurar um trabalho decente e o bem-estar para todos.

As professoras Adriana Leão, do Departamento de Terapia Ocupacional e membro do Grupo de Políticas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial do (Centro de Ciências da Saúde), e Fabiola Leal, do Departamento de Serviço Social e integrante do Grupo Fênix (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas), coordenadora e subcoordenadora do projeto, respectivamente, explicam que o movimento da economia solidária é uma possibilidade coletiva de geração de trabalho e renda. É uma alternativa ao modo de produção capitalista, marcado pela competitividade, pelo individualismo e pelo lucro. Com os valores da cooperação, da divisão dos lucros e da produção de autonomia possível, a economia solidária busca a inserção das pessoas em situações de vulnerabilidades sociais e psíquicas no mundo do trabalho

"Foi a partir da realização do curso de extensão intitulado Inclusão pelo trabalho: economia solidária e saúde mental no Espírito Santo, finalizado em outubro deste ano e que teve como objetivo formatar o movimento da economia solidária junto aos usuários, seus familiares e trabalhadores dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, as Raps, no estado, que planejamos a realização de uma feira experimental com as produções existentes nos serviços das Raps, visando gerar alguma renda para os envolvidos", conta a professora Adriana Leão.

A I Feira Economia Solidária e Saúde Mental no Espírito Santo será realizada de forma presencial nos dois dias, sendo no dia 10 das 14 às 18 horas, e no dia 11 das 9 às 18 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ecosolsaudementales@gmail.com ou no perfil @ecosolsaudementales no Instagram. 

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho