Projeto Fênix realiza curso sobre reabilitação de queimaduras

03/04/2023 - 10:51  •  Atualizado 04/04/2023 14:29

Estudantes de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional e profissionais dessas áreas da saúde interessados em se capacitar na reabilitação de pacientes com sequelas de queimaduras participam nesta segunda-feira, 3, do curso Abordagem multiprofissional na reabilitação integral das queimaduras: da avaliação ao tratamento. Em formato presencial, o curso acontece no Auditório Rosa Maria Paranhos, no campus de Maruípe, entre 13 e 17 horas, para 120 participantes.

A atividade é promovida pelo projeto de extensão Atenção ao paciente queimado: uma abordagem multiprofissional na perspectiva do modelo biopsicossocial (Fênix), vinculado aos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fonoaudiologia da Ufes. De acordo com Cíntia Helena Santuzzi, coordenadora do projeto, o curso é importante devido à ausência de serviços especializados e à escassez de cursos de capacitação nessa área. “Isso dificulta o acesso à reabilitação desses pacientes”, avalia.

Durante a oficina, que será ministrada pelas professoras Santuzzi (Fisioterapia) e Mariana Midori (Terapia Ocupacional), serão abordados conceito, etiologia e epidemiologia das queimaduras; avaliação e tratamento multiprofissional do paciente queimado, e manejo das sequelas por meio de recursos não invasivos e não medicamentosos.

Queimaduras

As queimaduras são um grave problema de saúde pública, atingindo cerca de um milhão de pessoas por ano. Segundo Santuzzi, embora a maioria dos casos seja leve e o paciente acometido se restabeleça sem demandar muitos cuidados médicos, as queimaduras graves, de grande superfície corporal queimada ou de maior profundidade, necessitam de internações e, posteriormente, de reabilitação de longo prazo.

“Criamos o projeto Fênix em 2019, após a percepção de que não havia, no estado, um serviço especializado para tratamento de reabilitação de pessoas que sofreram queimaduras”, explica a coordenadora.

Composto por professores e estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a ação extensionista presta atendimento a pessoas com sequelas de queimaduras, além de capacitar futuros profissionais para a atuação específica em sua prevenção e na educação em saúde acerca do tema.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no perfil do Instagram do Fênix.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Camila Fregona