Projeto Show de Química fará semana de apresentações em escolas capixabas

26/11/2021 - 17:37  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

O projeto de extensão Show de Química visitará escolas de cinco municípios do Espírito Santo a partir de segunda-feira, 29, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021), que neste ano tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

As apresentações, que contam com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão realizadas em escolas de tempo integral de diferentes municípios. São elas: CEEEFMTI José Leão Nunes, em Cariacica (dia 29); EEEFM Alice Holzmeister, em Santa Leopoldina (dia 30), EEEFM Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá (dia 1º de dezembro); EEEFM José Pinto Coelho, em Santa Tereza (dia 2); e EEEFM Misael Pinto Neto, em Aracruz (dia 3).

Em cada unidade, a programação inclui a apresentação do Show de Química pela manhã, para cerca de 200 estudantes, e a realização de oficinas no período da tarde, para aproximadamente 150 alunos.

O projeto Show de Química é coordenado pelo professor do Departamento de Química da Ufes Honerio Coutinho e conta com a participação de estudantes do curso de Química.

Popularização

O projeto Show de Química vem sendo realizado desde 1992 como trabalho de divulgação científica na rede de ensino. Ele objetiva, por meio do entretenimento, despertar o interesse da comunidade para as ciências, de forma lúdica e espetacular, além de popularizar a Química na sociedade, principalmente para alunos e professores da educação básica, fomentando uma interdisciplinaridade do conhecimento.

“Nosso objetivo é divulgar a Química de forma transversal com outras áreas e problemáticas sociais e ambientais, por meio da apresentação de oficinas e de shows de Química na rede básica de ensino, dentro das atividades da SNCT, despertando, assim, o aspecto lúdico, experimental, científico, transversal e uma visão crítica e sustentável”, explica o professor Coutinho.

Mais informações sobre o Show de Química estão disponíveis no site http://www.showdequimica.com.br, no Instagram e no canal do YouTube do projeto.

Texto: Thereza Marinho
Imagem: divulgação do projeto