Projeto Show de Química lança almanaque com 40 novas experiências

Já está à disposição do público o Almanaque Show de Química: um fantástico guia de experiências químicas. A obra, fruto do projeto de extensão Show de Química, possui 400 páginas e traz 40 novas experiências e atualizações de diversos conceitos de Química, em comparação a outros livros lançados pelo projeto.

O livro foi lançado pelo professor do Departamento de Química Honério Coutinho, coordenador do projeto, durante a Analítica Latin América - Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade, realizada em São Paulo entre 21 e 23 de junho de 2022. O evento é considerado ponto de encontro mundial da indústria química analítica e principal elo entre a indústria e a academia.

Durante o lançamento do Almanaque, foi realizada a distribuição gratuita de mais de 1.500 unidades para o público presente. No Espírito Santo, o livro estará disponível na Biblioteca Central da Ufes, no Departamento de Química da Universidade e em escolas públicas. Pessoas interessadas em adquirir exemplares podem entrar em contato por meio do site do projeto ou pelo telefone (27) 99966-6681.

Popularização da ciência

O projeto Show de Química está completando 30 anos em 2022 e vem sendo realizado como um trabalho de divulgação científica na rede de ensino. Ele objetiva, por meio do entretenimento, despertar o interesse da comunidade para as ciências, de forma lúdica e espetacular, principalmente para alunos e professores da educação básica, fomentando uma interdisciplinaridade do conhecimento. Além de ser coordenado pelo professor Coutinho, o projeto conta com a participação de estudantes da Ufes e de professores colaboradores.

Todos os livros lançados por meio do projeto têm o propósito de popularizar a Química de forma didática e prática através de seus fenômenos e experimentos, demonstrando as diferentes reações, e tudo o que a Química pode proporcionar. O Almanaque Show de Química possui a base de diversas performances apresentadas pelo professor em seus shows em escolas de todo o Brasil, totalizando cerca de 200 experimentos. 

A obra contou com o patrocínio do Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila (IGTPAN) e da empresa Quimlab Química e Metrologia de Jacareí-SP. Mais informações sobre o projeto e o novo livro estão disponíveis no site https://www.showdequimica.com.br/.

 

Texto: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)
Fotos: Divulgação
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.