Projeto sobre respeito às diversidades recebe Prêmio Boas Práticas na Educação

10/12/2014 - 17:34  •  Atualizado 12/12/2014 16:22

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Sociais da Ufes recebeu no dia 3 de dezembro, o Prêmio Boas Práticas na Educação, na categoria “Boas Práticas do Professor”.

O Projeto “Respeito às diversidades, para que as diferenças não sejam vistas como desigualdades” foi desenvolvido pela professora de sociologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão, Fabíola Cerqueira, que também é supervisora do Pibid Ciências Sociais da universidade.

A proposta do projeto era identificar as diferenças culturais existentes no cotidiano escolar, desconstruir os preconceitos existentes e permitir que eles reconhecessem e valorizassem as diferenças, sem hierarquizá-las.

O trabalho foi inspirado pela presença de uma aluna cigana matriculada em 2013 na Educação de Jovens e Adultos. A estudante retornou à escola em 2014 com sua irmã e retratou que ambas sofriam preconceitos quando os colegas descobriam sua origem cigana.  O projeto foi realizado nos dois primeiros trimestres letivos de 2014, com os estudantes do 3º ano do ensino médio da escola.

O Prêmio Boas Práticas na Educação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo valorizar os professores, pedagogos e gestores escolares da rede estadual de ensino e estimular atividades que contribuam para um ensino público cada vez melhor.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho), com foto da Sedu.