O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Sociais da Ufes recebeu no dia 3 de dezembro, o Prêmio Boas Práticas na Educação, na categoria “Boas Práticas do Professor”.
O Projeto “Respeito às diversidades, para que as diferenças não sejam vistas como desigualdades” foi desenvolvido pela professora de sociologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão, Fabíola Cerqueira, que também é supervisora do Pibid Ciências Sociais da universidade.
A proposta do projeto era identificar as diferenças culturais existentes no cotidiano escolar, desconstruir os preconceitos existentes e permitir que eles reconhecessem e valorizassem as diferenças, sem hierarquizá-las.
O trabalho foi inspirado pela presença de uma aluna cigana matriculada em 2013 na Educação de Jovens e Adultos. A estudante retornou à escola em 2014 com sua irmã e retratou que ambas sofriam preconceitos quando os colegas descobriam sua origem cigana. O projeto foi realizado nos dois primeiros trimestres letivos de 2014, com os estudantes do 3º ano do ensino médio da escola.
O Prêmio Boas Práticas na Educação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo valorizar os professores, pedagogos e gestores escolares da rede estadual de ensino e estimular atividades que contribuam para um ensino público cada vez melhor.
Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho), com foto da Sedu.
Universidade Federal do Espírito Santo