Projetos de fotônica da Ufes têm destaque em webinário nacional 

07/03/2022 - 16:31  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
Compartilhe

Na próxima quarta-feira, 9, acontece o 2° Webinário do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), de forma virtual. A rede do Sisfóton, criada por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conta com 11 laboratórios nacionais, dentre eles o  Laboratório de Telecomunicações (Labtel) da Ufes, e visa desenvolver a indústria ligada, por exemplo, à geração, à emissão, à transmissão, à modulação, ao processamento, à amplificação e à detecção da luz. No evento, voltado a profissionais, instituições e empresas que atuam na área de fotônica, o LabTel Ufes terá uma sala própria no webinário, em que apresentará nove projetos.

Para a professora Maria José Pontes, que integra o LabTel, a participação no Sisfóton estimula a competitividade brasileira na indústria internacional. “O Sisfóton integra laboratórios muito ativos no Brasil, junto com a Embrapa e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD). O webinário é o momento em que podemos mostrar o que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório”, afirma a professora.

Dentre os projetos que serão apresentados, estão o colchão pneumático e a cadeira de rodas com sensores a fibra óptica, que possuem sensores de pressão fabricados com fibra óptica polimérica de baixo custo. No colchão, indicado para o tratamento de pessoas acamadas, será possível obter um mapa que auxiliará em diagnósticos e tratamento de úlceras de pressão. Já a cadeira, que também conta com sensores de pressão e tecnologia Wi-Fi integrada, faz uso de uma almofada inteligente na altura do pescoço, para direcionar o posicionamento a partir da movimentação.

Com mais de 400 convidados profissionais já confirmados, a expectativa dos pesquisadores da Ufes neste webinário é a de que os protótipos desenvolvidos em pesquisas possam ser aplicados na indústria. “Como o objetivo da rede Sisfóton é criar uma indústria no Brasil internacional de fotônica, o MCTI cobra muito dos laboratórios as aplicações práticas dos protótipos que são desenvolvidos nos nossos espaços”, detalha Pontes.

As inscrições para o 2° Webinário Sisfóton e a programação completa do evento estão disponíveis em https://bityli.com/2webinar-sisfoton.

Ufes no Sisfóton

O LabTel integra o Sisfóton desde 2021. Pontes explica que a tecnologia de fotônica será uma das bases da indústria em 10 a 20 anos, pela sua alta capacidade de transmissão de dados e comunicação. “Para nós é muito estratégica a participação no Sisfóton. Fazemos reuniões bimestrais com todos os laboratórios, é um investimento muito grande do MCTI que visa aproximar todos os laboratórios em prol do desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva”, detalha.

O potencial do projeto envolve, ainda, parcerias internacionais, inclusive com o bloco de países com participação de Brasil, Rússia, Índia, China e América do Sul (Brics). “Ano passado, participamos de um workshop do Brics, que tem uma equipe de fotônica organizada. O Sisfóton aproxima e nos dá musculatura para aprender com equipes e países que já estão mais avançados nessa área da pesquisa e indústria de fotônica, bem como nos aproxima de investidores”, comenta a professora.


Veja abaixo a programação completa do LabTel:

Dia 09/03

14h30 - Apresentação geral do Laboratório de Telecomunicações da Ufes

14h40

  • Interrogação de sensores de Fiber Bragg Grating (FBG)

Palestrantes: Mariana Lamego Khouri, Mariana Lyra Silveira e Camilo Arturo Rodriguez Diaz

  • Sensoriamento e reabilitação robótica

Palestrantes: Aura Ximena Gonzales, Anny dos Santos e Camilo Arturo Rodriguez Diaz

  • Comunicação em fibra, redes Passive Optical Network (PON) e 5G

Palestrantes: Pablo Marciano e Marcelo Eduardo Vieira Segatto

  • Internet das Coisas Industrial

Palestrante: Jair Adriano Silva Lima


15h30

  • Redes de Comunicação e Recursos da Nuvem

Software de Controle e Gerenciamento para Comunicação com a Nuvem
Palestrante: Moisés Renato Nunes Ribeiro


15h45

  • Sensoriamento e reabilitação robótica

Palestrantes: Marcos Reich, Camilo Arturo Rodríguez Díaz e Anselmo Frizera Neto


16h

  • Sensores em fibra óptica para aplicações industriais

Palestrantes: Leandro Munhoz de Avellar e Arnaldo Leal Junior
 

  • Técnicas sustentáveis para fabricação de fibras ópticas poliméricas

Palestrantes: Leandro Cassa Macedo, Robertson Pires Junior e Arnaldo Leal Junior
 

  • Têxteis fotônicos no desenvolvimento de sensores vestíveis

Palestrantes: Letícia Munhoz de Avellar e Arnaldo Leal Junior

 

16h35

  • Instrumentação para dispositivos robóticos de reabilitação

Palestrantes: Laura Vanesa de Arco Barraza, Juan Camilo Maldonado Mejía e Camilo Arturo Rodriguez Diaz
 

  • Laboratório de Gestão de Energias Renováveis

Palestrantes: Lohane Palaoro, Marcia Helena Moreira Paiva e Marcelo Eduardo Vieira Segatto 
 

  • Desenvolvimento de Sistemas para Internet das Coisas

Palestrante: Manuel Ricardo Alfonso Sanchez

 

 



Texto: Vitor Guerra (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho