Prorrogada até 31 de julho a suspensão das atividades presenciais da Ufes

29/06/2020 - 17:56  •  Atualizado 01/07/2020 18:03

O reitor Paulo Vargas, em decisão ad referendum da Plenária do Conselho Universitário, prorrogou até o dia 31 de julho de 2020 a suspensão das atividades presenciais da Ufes, como forma de prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

A decisão foi adotada considerando a Portaria nº 356/2020 do Ministério da Saúde, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID19); o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana para o novo coronavírus da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; e o panorama atual que indica o aumento do contágio no estado. Segundo informações do Painel COVID-19 do Governo do Espírito Santo desta segunda-feira, 29, o estado já registrou 45.097 casos confirmados da doença e 1.620 óbitos.

As atividades administrativas continuarão sendo realizadas de forma remota, bem como os projetos realizados por grupos de pesquisa, a orientação e as defesas de dissertações e teses, que vêm ocorrendo por meio de webconferência. Permanecem suspensas as aulas presenciais dos cursos de graduação e de pós-graduação e do Centro de Educação Infantil Criarte; as atividades presenciais dos cursos EaD; os eventos coletivos presenciais (formaturas, palestras, seminários, peças teatrais, sessões de cinema etc.); as reuniões presenciais, privilegiando-se as virtuais; e a autorização de viagem e a concessão de diárias a servidores (docentes e técnicos-administrativos), bem como a estudantes, no que se refere a viagens ao exterior e domésticas.

Conforme deliberação do Conselho Universitário, quando houver a possibilidade de retorno das atividades presenciais, a comunidade acadêmica será avisada com uma antecedência de 15 dias.

Plano de Contingência

Teve início nesta segunda-feira, 29, o trabalho de compilação e organização das contribuições enviadas pelas unidades acadêmicas e administrativas para a elaboração do Plano de Contingência da Ufes. A sistematização dos dados está sendo realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19, instituído pela Reitoria para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas pela Universidade em função da pandemia e planejar formas de retomada das atividades presenciais, quando possível. Em paralelo, o Comitê Operativo de Emergência (COE), instituído para nortear as decisões da Universidade com base na evolução epidemiológica da doença, também organizará as contribuições enviadas para o Plano de Biossegurança.

A construção coletiva dos planos de Contingência e de Biossegurança da Ufes é uma das ações de planejamento que estão sendo desenvolvidas pela gestão da Universidade no contexto da pandemia de COVID-19.

Texto: Thereza Marinho