Prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para o X Colóquio de História das Doenças

Foi prorrogado até 10 de agosto o prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados no X Colóquio de História das Doenças, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro, no campus de Goiabeiras. O evento reunirá pesquisadores de diferentes estados do país que analisarão a saúde e a doença em seu tempo histórico e espaços específicos. Os trabalhos apresentados serão publicados como capítulo no e-book do evento.

Para os interessados em participar de minicurso, oficinas e mesas, as inscrições vão até 25 de agosto. Já para os ouvintes, as inscrições poderão ser feitas até o dia do início do evento, 13 de setembro.

O Colóquio será realizado em formato híbrido. Os participantes poderão optar por participar de forma totalmente on-line ou de forma presencial, nas atividades que forem oferecidas nesta modalidade.

A programação contará com a realização de conferência de abertura, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas, palestras e minicurso. Dentre os temas que serão debatidos, estão “cura gay”, vacina e negacionismo, fome e insegurança alimentar no Brasil, doenças infantis e controle por meio de vacinas, patrimônio e saúde, educação e saúde, e doença falciforme.

Os coordenadores do Colóquio destacam que o evento é multidisciplinar, aberto a pesquisadores de diferentes áreas e que tem como foco fortalecer as múltiplas interfaces de saberes que se conectam à história das doenças e seu entorno. “A finalidade principal é criar um espaço de debate e trocas de experiências acadêmicas entre diferentes pesquisadores do país e incentivar o debate sobre estudos das doenças, as artes de curar e as políticas públicas de Estado, além de divulgar a produção científica relacionada com a história das doenças e as práticas de cura”, afirmam.

Público-alvo

O X Colóquio de História das Doenças destina-se prioritariamente a pesquisadores, graduandos e pós-graduandos em História, Enfermagem, Antropologia, Medicina, Ciências Sociais e áreas afins, especialmente àqueles interessados nas pesquisas sobre os impactos sociais que as doenças provocam na sociedade e nas fontes disponíveis para o seu estudo.

A realização do Colóquio é resultado da parceria entre os programas de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes, em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações sobre inscrições, programação e pesquisadores convidados estão disponíveis no endereço eletrônico https://chd-es.com.br/.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.