Quatro programas de pós-graduação abrem seleção nos próximos dias. Confira!

20/09/2023 - 15:12  •  Atualizado 21/09/2023 16:25

Os programas de pós-graduação em Educação, Estudos Linguísticos, Engenharia Civil e Nutrição e Saúde abrirão processo seletivo para vagas de mestrado e doutorado neste mês de setembro, para ingresso no ano letivo de 2024. Já o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq) encerra as inscrições para seu curso de mestrado no dia 30 de setembro.

Confira abaixo mais informações:

Nutrição e Saúde (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) abriu inscrições nesta quarta-feira, 20, para seleção que preencherá 29 vagas em seu curso de mestrado. Vinte por cento da oferta será reservada para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI). Poderão participar do processo seletivo profissionais graduados nas áreas das Ciências da Saúde e áreas afins. A documentação exigida deve ser enviada ao e-mail abaixo até as 17 horas do dia 11 de outubro.

Contatos: (27) 3335-7260 ou ppgns.ufes@gmail.com

Estudos Linguísticos (mestrado e doutorado)

No período de 25 de setembro a 9 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) receberá inscrições para seleções que visam preencher 19 vagas no curso de mestrado e 14 no de doutorado. Metade das oportunidades será disponibilizada para ações afirmativas da seguinte forma: 30% para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI), 10% para candidatos com deficiência (PCD), 5% para candidatos transgêneros, transexuais ou travestis (pessoas trans) e 5% para candidatos em condição de refúgio político. As inscrições serão recebidas por meio do preenchimento de formulário on-line e do envio dos documentos exigidos pelo e-mail ppgelufes.selecao@gmail.com.

Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50. A isenção do pagamento poderá ser solicitada no período de 25 a 29 de setembro, caso o requerente tenha concluído curso de graduação ou de mestrado, conforme o caso, em instituição pública ou em instituição privada de ensino na qualidade de bolsista (integral ou parcial) e comprove insuficiência de recursos financeiros. A isenção poderá ser atendida de forma total ou parcial (50%) se a renda do candidato ou de seus responsáveis não ultrapassar dois ou três salários mínimos, respectivamente.

Para o processo seletivo do curso de mestrado poderão se inscrever egressos de cursos de graduação em Letras, Linguística, Artes, Biblioteconomia, Direito, Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação, Educação Especial, Estudos da Tradução, Filosofia, Fonoaudiologia, História, Psicologia, Relações Internacionais e Teologia. Já para concorrer às vagas de doutorado é necessário ter título de mestre nessas áreas. Outros cursos apresentados serão avaliados pela Comissão de Seleção no momento da homologação das inscrições.

Contato: sip.ufes2@gmail.com

Engenharia Civil (mestrado)

A partir de 26 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) abrirá inscrições para a seleção de 33 vagas em seu curso de mestrado, sendo 25 para ampla concorrência e oito para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI). A documentação exigida deverá ser enviada até 23 de outubro, por meio de formulário on-line que será disponibilizado na Página de Acompanhamento do Processo Seletivo. Poderão se inscrever estudantes finalistas e profissionais egressos de cursos de graduação em Engenharia Civil ou em áreas afins, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGEC.

Contato: pos.engenhariacivil@ufes.br

Educação (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Educação abrirá, a partir de 27 de setembro, inscrições para processos seletivos dos cursos de mestrado e de doutorado. Os interessados poderão se inscrever até 11 de outubro, por meio de formulário on-line disponibilizado aqui. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150 e a isenção do pagamento para os casos previstos no edital poderá ser solicitada de 21 a 25 de setembro.

Serão ofertadas 31 vagas para mestrado e 42 para doutorado. Deste total, será disponibilizado 35% para ações afirmativas, distribuído da seguinte forma: 25% para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI); 5% para candidatos com deficiência (PCD) e 5% para candidatos transexuais e travestis (pessoas trans).

Para o mestrado poderão se candidatar estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação das seguintes modalidades: cursos de licenciatura plena, cursos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e outros cursos, desde que o candidato exerça o magistério em Instituição de Ensino Superior há pelo menos um ano.

Já para participar da seleção do curso de doutorado, os interessados deverão ter concluído curso de mestrado acadêmico ou profissional, ou estar na fase de conclusão do curso.

Contatos: (27) 4009-2549 ou ppgeufes@yahoo.com.br

Últimos dias: Bioquímica (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq) está com inscrições abertas até 30 de setembro, para seleção que preencherá vagas remanescentes em seu curso de mestrado. Serão ofertadas oito vagas para ampla concorrência e uma vaga para servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), segundo acordo de cooperação firmado entre as instituições. Poderão participar do processo seletivo estudantes finalistas e profissionais egressos de cursos de graduação em áreas afins da área de concentração do Programa. Os candidatos deverão enviar a documentação exigida para o e-mail abaixo até 30 de setembro.

Contato: inscricao.ppgbiq@gmail.com

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa