Refugiados e imigrantes podem solicitar vaga em cursos de graduação até 18/01

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes prorrogou até 18 de janeiro o período de inscrições para refugiados, imigrantes e seus familiares que queiram se candidatar a vagas em 97 cursos de graduação da Ufes. Será disponibilizada uma vaga em cada curso especificado no edital (anexado abaixo), com possibilidade de ampliação, segundo os critérios de cada coordenação. As inscrições são gratuitas e serão recebidas pelo endereço https://atendimento.ufes.br/open.php.

O público-alvo do processo seletivo compreende os solicitantes de refúgio, portadores de visto humanitário e imigrantes vindos de locais onde a Organização das Nações Unidas (ONU) considera haver grave violação de direitos humanos, desde que sejam comprovadamente reconhecidos pelo governo brasileiro e se encontrem em território nacional. Também poderão se inscrever os ascendentes, cônjuges, descendentes e demais membros do grupo familiar que dependam economicamente do refugiado político.

O candidato deverá comprovar que sua condição foi requerida e está em julgamento perante o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), podendo ser aceita, como prova dessa condição, a cédula de identidade de estrangeiro ou qualquer documento equivalente emitido por órgão oficial do Brasil em que seja mencionada a condição de refugiado político.

Mais informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no endereço https://ps.ufes.br/conteudo/ps-refugiados-2023.

Acolhimento

O ingresso de refugiados, portadores de visto humanitário e imigrantes em cursos de graduação da Ufes foi regulamentado pela Resolução nº 66/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A Resolução foi publicada em 7 de dezembro de 2010, para adoção a partir de 2011.

Como parte da política de acolhimento aos refugiados, a Ufes também criou, em 2015, a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, por meio de um Termo de Parceria com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Ancur), definindo uma série de iniciativas de apoio aos estudantes refugiados, não apenas no acesso aos cursos de graduação, mas também atuando para a permanência e conclusão dos cursos.

Segundo a Prograd, a Ufes possui mais de 30 estudantes ativos que ingressaram por esse tipo de seleção, de diversas nacionalidades, principalmente os oriundos de países da América do Sul e da África, em especial os falantes de língua portuguesa. Dentre os cursos mais procurados estão Medicina, Administração, Odontologia e Engenharia Civil.

Texto: Nábila Corrêa e Thereza Marinho

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)