Reitor da Ufes inicia busca para ampliar atuação da Universidade em projetos nacionais da área ambiental

08/05/2024 - 20:24  •  Atualizado 09/05/2024 10:38
Texto: Thereza Marinho
Foto dos presentes na reunião com o ministro da Pesca, André de Paula

Firmar parcerias para que o conhecimento produzido pela Ufes na área de meio ambiente possa auxiliar projetos em âmbito nacional nas áreas de pesca e de preservação da biodiversidade brasileira. Foi com este propósito que o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e o superintendente da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo Filho, se reuniram nesta quarta-feira, 8, em Brasília, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o coordenador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), João Carlos Thomé, e a coordenadora geral de Gestão Costeira e Planejamento Espacial Marinho do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marinnez Scherer.

No Ministério da Pesca e da Aquicultura, o reitor apresentou o programa Estatísticas Pesqueiras do Espírito Santo, desenvolvido pela equipe do professor Maurício Hostim, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus. O programa analisa a dinâmica da pesca artesanal e industrial por meio da estatística pesqueira dos principais portos de desembarque do estado, um trabalho conjunto que fortalece a compreensão e gestão da pesca, promovendo o entendimento e a sustentabilidade pesqueira na região.

“Estamos buscamos uma aproximação entre o governo federal e a Ufes, que já faz o monitoramento continental da pesca, assim como da importância das atividades pesqueiras, no âmbito econômico e social do Espírito Santo. Podemos atuar na definição de estratégias em vários setores da economia do mar da chamada Amazônia Azul. Nossa intenção é ampliar o relacionamento da Universidade com essas instituições, porque temos expertise para auxiliar nesses projetos”, destacou o reitor.

Já no ICMBio, a reunião tratou sobre a gestão costeira e o planejamento espacial marinho, além da elaboração de um acordo de cooperação entre o ICMBio e a Ufes para auxiliar em projetos de proteção da biodiversidade brasileira de responsabilidade do instituto.

Acompanharam o reitor da Ufes e o superintendente da Fest nas reuniões a pró-reitora de Planejamento, Cristina Engel; o professor Maurício Hostim; e a a gerente de Projetos da Fest, Patrícia Bourguignon.

Categorias relacionadas