Reitor e vice-reitora da Ufes recebem nova diretoria da Adufes

11/04/2024 - 10:12  •  Atualizado 11/04/2024 15:12
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Foto da sala de reuniões onde aparecem o reitor, a vice-reitora e membros da diretoria da Adufes

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e a vice-reitora, Sonia Lopes, receberam a nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), eleita em dezembro de 2023 para o biênio 2023-2025. A reunião foi realizada na terça-feira, 9, na sala de reuniões da Reitoria, e contou com a presença de representantes da nova diretoria da Adufes, como a presidente Ana Carolina Galvão e a vice-presidente Jeffa Santana.

A primeira tesoureira do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Jennifer Susan Webb, e outros membros da associação também participaram do encontro, assim como as pró-reitoras de Graduação, Cláudia Gontijo, e de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, entre outros gestores da Universidade.

Durante a reunião, a nova diretoria apresentou ao reitor e à vice-reitora as principais metas da nova gestão, entre elas defender as condições de trabalho que impactam diretamente a categoria.

“Penso que os principais problemas estão muito ligados às condições de trabalho que impactam diretamente na carga horária, na intensificação do trabalho e no adoecimento físico e mental. Essas têm sido as principais queixas e, portanto, são os principais pontos a que a gente vai precisar se dedicar. Já começamos em dezembro, mas temos certeza que vai ser objeto de toda a nossa gestão durante o mandato, até o final de 2025”, explicou a presidente.

Para o reitor Eustáquio de Castro, a reunião foi uma oportunidade para que tanto a gestão da Ufes quanto a nova diretoria da Adufes demonstrassem uma disposição para a interlocução e o diálogo.

Gestores da Ufes e da Adufes posam para foto na sala de reuniões da Reitoria.

“A minha avaliação é que a reunião foi excelente. Nossa gestão está à disposição não só dos nossos sindicatos, mas das nossas representações. E à disposição para o diálogo, para aquelas necessidades que são interesses comuns, de forma que a gente convirja para o interesse único, que é o interesse público”, destacou.

“Embora em alguns momentos possa haver divergências, na verdade convergimos para o mesmo ponto, que é atender à sociedade, à nossa comunidade. E isso ficou muito bem demonstrado nesta reunião”, completou o reitor.

Compõem a nova diretoria da Adufes os professores Ana Carolina Galvão (presidente), Jeffa Santana (vice-presidente), Andrea Dalton (secretária geral), Fernanda Binatti (primeira secretária), Fabio Castro (tesoureiro geral), Luciano Vidon (primeiro tesoureiro), Fabiana Gonring (primeira suplente), Maria Aparecida de Carvalho (segunda suplente), Ana Claudia Borges (terceira suplente) e Edson Ferreira (quarto suplente).

Fotos: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas