Reitor Paulo Vargas participa de painel sobre oportunidades de negócios com Portugal

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, participou, na noite desta segunda-feira, 13, do painel Espírito Santo: as perspectivas e oportunidades da relação com Portugal, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) do Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Câmara Portuguesa de Negócios no Espírito Santo, com a Embaixada de Portugal no Brasil, com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - aicep Portugal Global, e com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O evento foi realizado no Palácio Anchieta e também marcou a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Estado do Espírito Santo e a Câmara Portuguesa de Negócios no Estado, e do encaminhamento do projeto de lei para a criação do Dia Estadual da Comunidade Luso-Capixaba, a ser comemorado anualmente no dia 10 de junho.

A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande; da vice-governadora Jacqueline Moraes; do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; do presidente da Câmara Portuguesa de Negócios no Espírito Santo, Paulo Baraona; e do diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Costa; além de secretários de Estado, políticos e empresários.

“A parceria que o Governo do Espírito Santo firma com Portugal é importante para ampliar os laços de cooperação e fortalecer os já existentes, como os que a Ufes vem mantendo na área acadêmica com diversas instituições portuguesas de ensino e pesquisa, que enriquecem o processo de internacionalização da nossa Universidade”, afirmou o reitor Paulo Vargas.

O termo de cooperação tem o objetivo de reafirmar a relação direta entre o Estado do Espírito Santo e a Câmara Portuguesa por meio de grupo de trabalho com autoridades públicas e equipes técnicas, visando ao desenvolvimento de projetos de cooperação nas áreas de educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, apoio ao fortalecimento econômico feminino, combate à desigualdade e à discriminação, inovação tecnológica e intercâmbio cultural, entre outras.

 

Texto: Thereza Marinho
Imagem: Hélio Filho/Secom Governo do Estado

 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.