Reitor Paulo Vargas participa de reunião para pleitear recomposição orçamentária das IFES

22/09/2021 - 18:43  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

O reitor Paulo Vargas participou na tarde desta quarta-feira, 22, de uma reunião com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que é presidida pela senadora capixaba Rose de Freitas, juntamente com os presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), além de alguns reitores de universidades brasileiras. O objetivo do encontro foi pleitear uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que viabilize a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ainda este ano e reponha a perda de R$ 1,2 bilhões em relação ao orçamento do ano passado.

A reunião foi realizada no Congresso Nacional, em Brasília, promovida pelas frentes parlamentares da Educação; em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação; em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; e para Investimentos Federais na Educação.

Paulo Vargas informou que os reitores também pleiteiam melhorias na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, a fim de permitir que as universidades tenham condições de retomar suas atividades presenciais, se o quadro sanitário continuar se colocando como favorável.

Ele assinalou ainda que, embora haja uma previsão de recuperação do orçamento do próximo ano em 16% em relação aos valores deste ano, ela não é suficiente para repor as perdas que vêm se acumulando no último quinquênio. Em comparação a 2019, a queda no orçamento é de 25%, o que deixa as universidades em dificuldade para manter suas atividades.