Reitor recebe servidores para garantir funcionamento de restaurantes universitários

31/03/2015 - 11:45  •  Atualizado 01/04/2015 17:33

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel receberam na manhã desta terça-feira, 31, uma comissão composta por 26 servidores do Restaurante Universitário e do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) para buscar garantir os serviços de almoço e jantar no dia de hoje, apesar da paralisação organizada pelo Sindicato. A manifestação tem o objetivo de pressionar o Conselho Universitário (instância máxima de deliberação) a dar um parecer favorável ao pedido de redução da jornada diária de trabalho dos servidores de oito horas para seis horas ininterruptas.

O processo está sendo analisado pela Comissão de Legislação e Normas do Conselho Universitário. O reitor se comprometeu a convocar uma reunião extraordinária para a próxima semana com o objetivo de agilizar os encaminhamentos de todos os processos de jornadas de trabalho em pauta.

Os servidores concordaram com a proposta, mas informaram que as atividades de atendimento à comunidade desta terça-feira já estavam comprometidas devido à paralisação, e que não seria possível servir almoço e jantar nos campi de Goiabeiras e Maruípe. O funcionamento volta ao normal nesta quarta-feira, 1º de abril.

Resoluções

Segundo a legislação, a flexibilização de jornada trabalho pode ser adotada nos casos de unidades que "cujos serviços exigirem atividades contínuas de regime de turnos ou escalas, em período superior ou igual a 12 (doze) horas ininterruptas, em função de atendimento ao público ou trabalho no período noturno". As informações completas podem ser encontradas nas Resoluções 60/2013 e 47/2014 do Conselho Universitário da Ufes.

A Ufes possui quatro restaurantes, um em cada campus universitário, onde são servidas cerca de oito mil refeições diariamente. O RU de Goiabeiras é o maior deles e serve cerca de 5 mil refeições/dia para estudantes, servidores, professores e comunidade externa.