Robótica na escola é tema de seminário on-line e aberto ao público

11/08/2021 - 11:24  •  Atualizado 13/08/2021 15:18
Compartilhe

O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes realiza, nesta sexta-feira, 13, um webinar (seminário on-line) sobre o tema Robótica na escola: aspectos cognitivos e motivacionais. Para abordar o assunto, foi convidada a doutoranda em Psicologia Silvia Seabra.

O evento terá início às 14 horas, em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório no YouTube. A palestra é aberta a todos os interessados, e não é necessário fazer inscrição prévia. Para acessar, basta clicar no endereço https://bityli.com/s1pvA.

O ensino da robótica está cada vez mais comum nas escolas. Fazer com que uma máquina interaja com o ser humano é um desafio que estimula os estudantes a terem mais engajamento com o ambiente escolar. Por isso, segundo especialistas em educação, a robótica tem conquistado espaço no currículo de algumas instituições de ensino, fazendo com que os alunos tenham maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos estudantes.

Silvia Seabra é aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/Ufes). É mestre e graduada também em Psicologia pela Ufes. Possui especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/MMurad) e pós-graduação em Família pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Ela também tem experiência como docente no ensino superior.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. 

O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura. O webinar Robótica na escola: aspectos cognitivos e motivacionais é promovido pelo Ledhum com apoio do PPGP/Ufes.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho