RUs retomam funcionamento regular nos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus

23/05/2022 - 16:37  •  Atualizado 24/05/2022 19:02

Os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus retomaram seu funcionamento regular, nesta segunda-feira, 23, com a produção própria das refeições e o serviço no formato prato e bandeja: alimentos distribuídos em balcões térmicos, nos quais os usuários podem se servir à vontade, uma única vez, de acompanhamentos, guarnições e saladas. A opção proteica, a ser escolhida pelo usuário (proteína animal ou vegetal), é servida pelos colaboradores terceirizados. O restaurante oferece, ainda, uma fruta como sobremesa.

“Hoje é um dia muito importante e aguardado por nós, com o retorno à produção própria nesses restaurantes. Os estudantes poderão encontrar as refeições produzidas por nós, tal como sempre foram produzidas. É um cardápio diversificado, com guarnições, opções proteicas, opções vegetarianas também, fornecido no almoço e no jantar”, afirma o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde.

Os restaurantes de Alegre e Jerônimo Monteiro já haviam retomado o funcionamento no último dia 9.

Forde destacou ainda o cuidado com o preparo das refeições: “Essa preocupação não é de agora. Todos os nossos RUs possuem uma equipe extremamente qualificada, que cumpre todos os procedimentos hidrossanitários e sanitários. A produção dos alimentos é feita com muita qualidade”.

No campus de Goiabeiras, o primeiro grupo a entrar era formado por estudantes do curso de Matemática, que chegaram à fila com mais de 20 minutos de antecedência da abertura do restaurante. Marlon Chaves, que está no terceiro período e já costumava se alimentar no RU antes mesmo de ingressar na Ufes, quando estava na região da Universidade, disse estar confiante com a retomada desta modalidade de serviço. “A comida estava muito boa”, relatou.

Os cinco RUs da Ufes (Goiabeiras, Maruípe, Alegre, Jerônimo Monteiro e São Mateus) costumavam servir aproximadamente 5 mil refeições por dia em 2019, ou seja, antes da interrupção motivada pela pandemia de covid-19. Para que se tenha uma dimensão, naquele ano, apenas no restaurante do campus de Goiabeiras eram oferecidas cerca de 2.300 refeições diárias, nas quais eram consumidos em média 150 quilogramas (kg) de arroz, 130 kg de feijão e 500 kg de carne.

Horários e acesso

O funcionamento dos restaurantes é das 11 horas às 13h30, para o almoço, e das 17h30 às 19 horas, para o jantar. Por enquanto, o agendamento de refeições, utilizado desde a retomada do ensino presencial, foi temporariamente suspenso para avaliação. É possível consultar o cardápio, sujeito a alterações, nos sites dos RUs de Vitória, São Mateus e Alegre e Jerônimo Monteiro, clicando na data do calendário que aparece no alto, à esquerda, na página do respectivo restaurante.

Para ter acesso ao RU de Goiabeiras, o estudante ou o servidor deverá solicitar o cartão de acesso diretamente no guichê de venda e cadastro, localizado nas instalações do Restaurante, ou de forma remota, com o preenchimento de formulário no site do Restaurante Universitário. Informações sobre recarga dos cartões, valores, documentação e regras de utilização, entre outras podem ser consultadas na aba Serviços do site https://ru.ufes.br. O cartão só poderá ser utilizado na unidade de Goiabeiras.

Para acesso aos restaurantes dos demais campi, o usuário deverá apresentar o documento de identificação oficial com foto e comprar tíquetes nos guichês de atendimento. Estudantes que recebem a assistência estudantil têm isenção do pagamento e devem apresentar a declaração, que pode ser emitida no Portal da Assistência Estudantil.

Texto: Lidia Neves
Fotos: Lidia Neves e Mariana Simões