Salas temáticas são destaques da Mostra de Ciências do Centro de Ciências Exatas

24/11/2022 - 10:00  •  Atualizado 25/11/2022 12:19

Ciência e Soberania é o tema da Mostra de Ciências, que acontece até esta sexta-feira, 25, no Centro de Ciências Exatas (CCE), campus de Goiabeiras. Um dos maiores eventos de extensão da Ufes, a Mostra, que integra a programação da Semana do Conhecimento 2022, apresenta aos visitantes 16 salas temáticas com apresentações do trabalho de professores e estudantes dos departamentos de Física, Química, Matemática, Estatística e Ciências Biológicas.

Veja a programação completa.

“Todos os anos adaptamos nossas apresentações aos temas escolhidos pelo CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nosso sonho é que a Mostra continue crescendo e se torne a Mostra de Ciências da Ufes com a participação de mais departamentos, para que possamos contemplar mais áreas do conhecimento”, declara o professor do Departamento de Física e organizador do evento, Thiago Bueno.

A Mostra também proporciona momentos de integração entre pai e filha. “Assim que fiquei sabendo, me programei para trazê-la. Eventos assim são de muita importância, ainda mais esse, que envolve tantos cursos ao mesmo tempo. É uma oportunidade de mostrar a ciência de forma geral para ela”, afirma Bruno de Oliveira (na foto principal, sem jaleco), pai da Sofia, de 4 anos, que já almeja ser veterinária.

A estudante Cris Ellen de Carvalho (na foto, com o arco e flecha), do 3º ano do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus Vitória, esteve presente na exposição científica junto com sua turma. “É algo muito diferente. Já conhecia o evento por outras pessoas e está sendo incrível. Conheci vários cursos e áreas. Gostei muito da sala de química, pois se relaciona com meu curso técnico em meio ambiente. Muito interessante”, afirma ela.

Segundo Cris, foi em uma edição do evento que sua irmã mais velha definiu o que iria cursar. Agora, ela pretende se esforçar para conseguir ingressar na Ufes e seguir os passos da irmã.

A Mostra de Ciências do CCE começou no dia 22 de novembro e segue até o dia 25. Nesta quinta e sexta-feira, as salas estão abertas para a visitação do público das 8 às 12 horas.

Texto e fotos: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)