São Mateus recebe edição de projeto de esporte e lazer neste sábado, 18

15/03/2023 - 15:42  •  Atualizado 17/03/2023 12:15

O Bosque da Praia, em Guriri, São Mateus, receberá mais uma edição do projeto de extensão Sábado de Esporte e Lazer. A ação acontece no sábado, dia 18, entre às 9 e às 13 horas, próximo à área dos quiosques, e vai contar com atividades gratuitas para crianças, adultos e idosos.

Dentre as ações que serão desenvolvidas estão oficinas de circo, surfe, kendô (esgrima japonesa), altinha, furingo (também conhecido como travinha), arteterapia e cuidados com a saúde. A proposta do projeto é conciliar as vivências de esporte, lazer e atividades físicas, oferecendo à população acesso a atividades diversificadas e que promovam a qualidade de vida.

“Buscamos a integração de toda a família com dinâmicas e modalidades esportivas que envolvam crianças, jovens, adultos e idosos. Assim, promovemos a saúde e o lazer de forma leve e integrativa”, explica a diretora da Diretoria de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) Paula Cristina Silva, coordenadora do projeto.

Expansão

Iniciado em 2022, o projeto acontece periodicamente nas cidades onde estão presentes os campi da Ufes, sempre atraindo grande público. No final de 2022, a ação foi contemplada no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), o que possibilitou a abertura de novas turmas de formação e atividades para o ano de 2023.

Segundo Silva, o projeto também tem como objetivo a capacitação de estudantes e jovens lideranças que têm protagonismo na prática de manifestações culturais e de lazer nas comunidades capixabas. “A interdisciplinaridade proposta nas atividades desenvolvidas contempla a inclusão de estudantes de Educação Física, de alunos de outros cursos da Ufes e de jovens que atuam no campo do lazer” destaca.

A coordenadora do projeto acredita que momentos como esses, promovidos pelas ações de extensão da Ufes, demonstram a importância de a Universidade estar próxima da comunidade. “Essas manifestações de lazer e cultura envolvendo estudantes, agentes comunitários de lazer e a comunidade local fortalecem essas práticas e aproximam ainda mais a Universidade da sociedade”, conclui.

Texto: Adriana Damasceno, com informações da Proex