Parte importante da Universidade, os serviços oferecidos aos estudantes ganharam espaço na Semana do Conhecimento (SC) 2023, com estandes que forneceram informações sobre benefícios da assistência estudantil, internacionalização e educação a distância, fatores que contribuem para que a Ufes seja uma instituição nota 5, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Dentre as muitas atrações da Semana, esses serviços receberam um olhar especial por parte dos estudantes que visitaram os campi de Goiabeiras e Maruípe. “A Ufes deu uma oportunidade de visão da parte interna, não só o que é passado nas escolas, mas uma perspectiva das dinâmicas de aprendizagem e de ensino. Deu para me imaginar fazendo parte do ambiente universitário” destacou Mitsui Naruse Sena, estudante do 3° ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Maria Horta, em Vitória.
EaD
Outro segmento da comunidade acadêmica com destaque este ano foi o ensino à distância oferecido pela Ufes. Os visitantes tiveram a oportunidade de entender o funcionamento e as formas de ingresso desta ação educativa que abrange pessoas que moram em todo o Espírito Santo.
Avaliado com nota 4 na Avaliação para Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), a Ufes oferta, nessa modalidade de ensino, seis cursos de graduação, sendo cinco com habilitação em licenciatura e um bacharelado, além de três especializações.
“Isso permite a ampliação de acesso e, principalmente, permanência dessas pessoas, porque elas vão estar em casa e têm toda a infraestrutura. Foi pensando nisso que participamos da Mostra de Profissões”, afirma a superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa (na foto, recebendo estudantes).
Assistência estudantil
Um dos principais fatores garantidores da permanência de estudantes de baixa renda na Universidade também teve seu espaço na Semana Conhecimento. A assistência estudantil, que atualmente beneficia 5 mil estudantes, também divulgou sua importância aos visitantes.
Um dos banners apresentados mostrou como funciona o auxílio unificado, estabelecido pela Resolução 19/2022 e instituído desde o segundo semestre de 2022. No novo modelo, todos os estudantes deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, são contemplados com auxílios, inclusive com acesso gratuito ao Restaurante Universitário (auxílio-alimentação). Os auxílios, que fazem parte do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes/Ufes) mostram o comprometimento da Universidade não apenas com seus estudantes, mas, também, com a futura geração de alunos que virão a usufruir desses direitos.
Internacionalização
O estande da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) buscou mostrar a universidade como porta de acesso a vários recursos que existem, para os alunos, fora do Brasil. O secretário Yuri Leite disse que a recepção dos estudantes foi boa e explicou a relevância da política de internacionalização:
“A internacionalização tem vários componentes de importância para a universidade como, por exemplo o desenvolvimento de pesquisas científicas em várias áreas do conhecimento. São pesquisas feitas de forma internacional e que podem ser aplicadas em diversos lugares do mundo, da mesma forma que nós, com a internacionalização, conseguimos aprender e trazer para a nossa realidade”.
Ele destacou, ainda, a recepção de alunos estrangeiros na Ufes. Só no segundo semestre de 2023, a universidade deu boas-vindas a 16 estudantes oriundos de outros países. “No contexto do ensino, a gente recebe muitos alunos de outros países, outras culturas e isso enriquece muito a convivência e formação dos nossos estudantes”.
Para acompanhar a movimentação da Semana do Conhecimento, acesse o perfil @ufesoficial no Instagram.
Texto e foto: Ana Clara Andrade (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho