Sead promove minicurso sobre o ensino de Ciências da Natureza na educação indígena

09/08/2023 - 10:16  •  Atualizado 10/08/2023 13:31

A Superintendência de Educação a Distância da Ufes (Sead) promove nos dias 10 e 11 de agosto o minicurso Educação (escolar) indígena e o ensino de ciências da natureza: relações identitárias e culturais no currículo escolar, que será transmitido pelo canal da Sead no Youtube. Todas as pessoas interessadas poderão acompanhar a iniciativa das 19 às 22 horas. Quem quiser obter a certificação de seis horas deve realizar inscrição prévia pela Plataforma Colibri, na Sala de Educação Indígena.

A professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Mari Inez Tavares, organizadora do evento, explica que o objetivo do minicurso é discutir e apresentar novas abordagens que contemplem a diversidade cultural e a gama de identidades no meio educacional, apresentando a perspectiva das ciências naturais no contexto da educação indígena. “Essa iniciativa é importante para que se possa conhecer a dinâmica da Educação Indígena, que, embora faça parte da educação formal, possui particularidades em relação à metodologia e ao respeito à cultura e aos costumes dos povos originários de diferentes nações”, explica.

O minicurso será apresentado pela professora do Centro de Educação e do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Prolind) Ozirlei Teresa Marcilino, e pela professora indígena Tupinikim da Secretaria de Educação do município de Aracruz Adriana Vitoriano Barbosa, formada pelo Prolind.

Texto: Nábila Corrêa