Sebastião Salgado programa visita à Ufes no segundo semestre

12/03/2015 - 11:20  •  Atualizado 16/03/2015 14:43

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel estiveram nesta terça-feira, 11, com o fotógrafo e vice-presidente do Instituto Terra, Sebastião Salgado, e com a presidente o Instituto, Lélia Wanick Salgado.  Na ocasião, o reitor convidou Salgado para ministrar uma palestra na Ufes no segundo semestre deste ano.

A proposta é que seja apresentado à comunidade acadêmica o trabalho do Instituto, que atua no processo de recuperação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica, em especial na região da Bacia do Rio Doce, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento de nova consciência ambiental, baseada na recuperação e conservação florestal.

O convite foi bem acolhido pelo fotógrafo, que demonstrou disponibilidade para vir ao campus de Goiabeiras da Ufes em setembro.

Parceria

Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado estiveram em Vitória para participar do Fórum SOS RioDoce, realizado no auditório da Rede Gazeta. Durante o evento, o Instituto Terra e a Rede Gazeta firmaram uma parceria para promover o programa “Olhos D’água”, existente há cinco anos e comandado pelo instituto. A principal proposta do programa é garantir a recuperação das mais de 30 mil nascentes do Rio Doce, que corta mais de 230 municípios no Espírito Santo e em Minas Gerais.

“O projeto significa recuperação de nascentes. Hoje com essa penúria de água nas grandes cidades, ele é muito importante”, afirma Lélia Wanick Salgado.

Por Thereza Marinho (texto e foto)